Aprenda a organizar suas finanças

Aprenda a organizar suas finanças
Rate this post

Ser financeiramente organizado é um desafio para nós brasileiros, pois independentemente do nível de instrução educacional que a gente tenha, em nenhum momento da nossa formação escolar a gente é apresentado a qualquer coisa relacionada a nossa educação financeira, então quando a gente cresce e entra na vida adulta, a gente não tem a menor noção de como o dinheiro funciona e isso acaba nos prejudicando e fazendo com que a gente perca dinheiro simplesmente por não saber organizar as nossas finanças pessoais.

uma imagem sobre organização financeira

Para conseguir ter organização sobre suas finanças, você necessariamente vai precisar controlar o seu fluxo de caixa, ou seja, quanto entra e quanto sai da sua conta. Uma forma de fazer isso é por meio dos orçamentos mensais, pois se você tiver controle sobre todas as suas despesas no mês, você vai conseguir organizar suas finanças de maneira geral, podendo até planejar quais serão os seus gastos futuros.

Não permita que as suas parcelas mensais ultrapassem, no máximo, 30% do seu rendimento líquido, se você quiser ser financeiramente organizado, e conforme você for ajustando esses detalhes, dedique-se a criação de uma reserva financeira. A vida é cheia de imprevistos, e por mais estável que o nosso emprego seja, sempre pode acontecer alguma coisa que não esperamos para nos deixar sem dinheiro, então prepare-se para isso. Separe um dinheiro especificamente para isso e deixe-o investido em algum investimento que possua a taxa de juros pós-fixada e tenha liquidez diária, como o Tesouro SELIC, por exemplo, assim você pode vê-lo crescer e retira-lo da aplicação quando for necessário.

Aprender a organizar suas finanças é uma atividade contínua, principalmente se você nunca tiver tido esse tipo de orientação e já estiver com parte dos seus rendimentos comprometidos com dívidas, parcelas e empréstimos, mas não é algo impossível de ser alcançado. Aqui no blog do Mago do Mercado há vários posts dedicados à educação financeira que podem te ajudar nessa caminhada, então é só voltar para a home para começar a aprender a se organizar financeiramente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *