As diferenças entre a Bovespa e a Bolsa de Nova Iorque

Rate this post

Neste post, gostaríamos de abordar duas grandes instituições financeiras do planeta. A primeira delas, a Bolsa de Valores do Brasil, Bovespa, que naturalmente será muito presente na sua rotina como investidor. A segunda é a Bolsa de Valores de Nova Iorque – New York Stock Exchange – um dos centros financeiros mais importantes do mundo. Todo investidor, seja iniciante ou mais experiente, está muito acostumado a acompanhar tudo aquilo que ocorre nestas grandes casas de investimento. Se você realmente tem interesse sobre o tema ou cultiva pretensões de realizar investimentos, muito provavelmente deve estar intencionado em agregar informações sobre as bolsas de valores, para que venha a adquirir um conhecimento diferenciado e poder dar os primeiros passos no mercado, dando início a sua trajetória como um homem ou mulher de negócios.

Os dois centros financeiros citados anteriormente são referências. Porém, a bolsa de valores de Nova Iorque – Nyse – tem uma importância mais abrangente e global. Localizada em Wall Street, coração financeiro de Manhattan, é a maior bolsa de valores dos Estados Unidos e, ao lado da NASDAQ – American Exchange, é uma das mais influentes do mundo. Criada em 1792, é administrada atualmente pelo conglomerado NYSE Euronext. A junção das instituições foi realizada em 2006, quando foi formado o primeiro mercado de capitais pan-atlântico. Com isso, os mercados ficaram mais interligados. A consequência direta desta conexão é que qualquer evento econômico que venha a atingir ou afetar a Nyse vai gerar desdobramentos em outras bolsas ao redor do mundo e a economia como um todo. Portanto, se algo ocorre na Bolsa de Valores de Nova Iorque, com toda certeza haverá influências sobre Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), mesmo que sejam em menor escala. É bom frisar que com o crescimento da China o grau de influência proveniente de Nova Iorque vem se diluindo gradativamente, mas é muito improvável que nas próximas décadas, pelo menos, essa grande influencia desaparecerá.

A “nossa” Bovespa está situada na capital paulista e atualmente centraliza as atividades do mercado financeiro no Brasil. Localizada no coração da megalópole, funciona no estado com o maior PIB do país e principal centro de negócios do Brasil. A Bovespa opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, sendo um órgão autorregulador. Trata-se do nosso principal mercado de negociação de ações. Além disso, estamos falando da maior bolsa de valores da América Latina e a oitava maior do mundo. Podemos perceber a força da economia brasileira no cenário mundial, certo?

Notórios investidores e figuras notáveis do mercado financeiro são verdadeiros estudiosos do mercado e suas entidades. Não pense que investir tem ligações apenas com cifras e ações. Para estar capacitado é preciso ter conhecimento sobre os diversos mercados financeiros espalhados pelo mundo. Queremos passar a noção de que o estudo, por meio de pesquisas, é um ganho de conhecimento que se torna completamente fundamental para traçar estratégias fundamentadas e tomar decisões mais embasadas e inteligentes na hora de investimentos e buscar interessantes perspectivas de negócios e resultados. Além de dominar algumas terias e conhecer escolas de pensamento econômico, é muito importante acompanhar a evolução das bolsas de valores ao longo do anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *