As diferenças entre a Bovespa e a Bolsa de Nova Iorque

Hoje, vamos falar sobre duas instituições financeiras que com certeza você já ouviu ou ouvirá sobre com bastante frequência. A primeira delas, a Bolsa de Valores do Brasil, Bovespa, que naturalmente será muito presente na sua rotina como investidor. A segunda é a Bolsa de Valores de Nova Iorque – New York Stock Exchange ou Nyse – um dos centros financeiros mais importantes do mundo. Todo investidor, seja iniciante ou mais experiente, está muito acostumado a acompanhar tudo aquilo que ocorre nestas grandes casas de investimento. Se você realmente tem interesse sobre o tema ou cultiva pretensões de realizar investimentos, muito provavelmente deve estar intencionado em agregar informações sobre as bolsas de valores, para que venha a adquirir um conhecimento diferenciado e poder dar os primeiros passos no mercado, dando início a sua trajetória como um homem ou mulher de negócios.

Bolsa de valores de Nova YorkOs dois centros financeiros citados anteriormente são referências. Porém, a bolsa de valores de Nova Iorque – Nyse – tem uma importância mais abrangente e global. Localizada em Wall Street, coração financeiro de Manhattan, é a maior bolsa de valores dos Estados Unidos e, ao lado da NASDAQ – American Exchange, é uma das mais influentes do mundo.

A segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos – ultrapassada somente pela NASDAQ em volume de negociação -, atualmente administrada pelo conglomerado NYSE Euronext, foi fundada em 1792 de um modo bastante inusitado. Anteriormente a criação de um ente centralizador para as trocas de ações, títulos e valores mobiliários, era costume que os interessados em negociar com esses ativos se encontrassem, literalmente, debaixo de uma árvore para tal. Com a idéia da criação de uma instituição única para centralizar todas essas operações, 24 corretores e negociantes de valores mobiliários se reunem no número 68 de Wall Street para assinar o que ficou conhecido como “acordo de buttonwood”, pelo qual instiuíam aquilo que mais tarde viria a ser a bolsa de valores de Nova York, que apresentaria, entre outras vantagens óbvias da centralização da negociação, a instituição de uma taxa única sobre a negociação com valores mobiliários.

Logo mais, em 1812, é cria-se o primeiro nome da bolsa, chamada a época de Conselho da bolsa de valores de Nova york, e é alugada uma pequena sala na Wall Street 40 por 200 dólares mensais para servir de sede da Nyse. Em 1863, a instituição passa a se chamar definitivamente de bolsa de valores de Nova York.

nyse bolsa de valores
George Post

A Nyse apresentou um de seus maiores períodos de crescimento entre os anos de 1896 e 1901, entre os quais o volume de papeis negociados na bolsa aumentou em 600%, gerando a necessidade de um espaço maior para a sede daquela que viria a se tornar uma das maiores bolsas e centros financeiros do mundo. Foram então convocados 8 entre os melhores arquitetos da cidade à época para apresentar o projeto para o novo prédio da bolsa de valores de Nova York, tendo saído vencedor o projeto apresentado pelo arquiteto George Post, que propôs uma construção em estilo neoclássico.

Com a fusão com a Euronext em 2006, é formado o primeiro mercado de capitais pan-atlântico. Com isso, os mercados ficaram mais interligados. A consequência direta desta conexão é que qualquer evento econômico que venha a atingir ou afetar a Nyse vai gerar desdobramentos em outras bolsas ao redor do mundo e a economia como um todo. Portanto, se algo ocorre na Bolsa de Valores de Nova Iorque, com toda certeza haverá influências sobre Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), mesmo que sejam em menor escala. É bom frisar que com o crescimento da China o grau de influência proveniente de Nova Iorque vem se diluindo gradativamente, mas é muito improvável que nas próximas décadas, pelo menos, essa alto nível de influencia desaparecerá.

bolsa de valores New York

A Bolsa de Nova york também passou, em alguns momentos da sua história, por muitos momentos de grande tensão, que definiram e moldaram a Nyse como a conhecemos hoje. Em 1873, a bolsa de nova york chegou a interromper suas atividades por dez dias em função do pânico de 1873, uma grave depressão ecônomica que afetou todos os Estados Unidos e que perdurou por 4 anos, até meados de 1877. O mesmo veio a se repetir com a deflagração da primeira Guerra Mundial, em 1914. Outros eventos foram fundamentais para formar as bases das regras de negociação e funcionamento da bolsa novaiorquina que vemos até hoje, como a “Quinta feira negra” de 24 de outubro de1929, que deu início a mais famosa crise dos mercados financeiros até hoje.

Bovespa e bolsa de valores de Nova York

A “nossa” Bovespa está situada na capital paulista e atualmente centraliza as atividades do mercado financeiro no Brasil. Localizada no coração da megalópole, funciona no estado com o maior PIB do país e principal centro de negócios do Brasil. A Bovespa opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, sendo um órgão autorregulador. Trata-se do nosso principal mercado de negociação de ações. Além disso, estamos falando da maior bolsa de valores da América Latina e a oitava maior do mundo. Podemos perceber a força da economia brasileira no cenário mundial, certo?

Notórios investidores e figuras notáveis do mercado financeiro são verdadeiros estudiosos do mercado e suas entidades. Não pense que investir tem ligações apenas com cifras e ações. Para estar capacitado é preciso ter conhecimento sobre os diversos mercados financeiros espalhados pelo mundo. Queremos passar a noção de que o estudo, por meio de pesquisas, é um ganho de conhecimento que se torna completamente fundamental para traçar estratégias fundamentadas e tomar decisões mais embasadas e inteligentes na hora de investimentos e buscar interessantes perspectivas de negócios e resultados. Além de dominar algumas terias e conhecer escolas de pensamento econômico, é muito importante acompanhar a evolução das bolsas de valores ao longo do anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.