Compreendendo como funciona o tesouro direto

Compreendendo como funciona o tesouro direto
Rate this post

Hoje vamos voltar a falar um pouco mais sobre os fatores que influenciam o preço de um título do tesouro negociado no mercado. A característica de o título ser resgatável antes da data ou não é mais um fator que pode ter grande influência no seu preço.

Títulos resgatáveis são títulos que podem ser recomprados pelo emissor de forma completamente discricionária em uma determinada data, ou seja, o emissor pode decidir se compra de volta o título e paga os juros previstos até aquela data, sem que o comprador do título tenha qualquer poder de exigir isso ou se opor.

Esse resgate geralmente irá ocorrer caso os juros no mercado estejam baixos, pois assim o emissor dos títulos pode recomprá-los e então se refinanceiar com juros muito mais baratos. A possibilidade de resgate antes da data de maturação gera nos títulos um efeito semelhante aquele gerado pela aproximação da data de maturação, ou seja, o preço do título tende a ficar próximo do valor de face a medida em que aumenta a possibilidade de resgate antecipado.

Aplicando no Tesouro direto

Enxergando o Tesouro direto como investimento

 

            Muitas pessoas possuem uma grande dificuldade para enxergar outras formas de investimento além da bolsa de valores, e isso se aplicar em grande escala ao tesouro direto. Há uma grande resistência em entender como esse mercado funciona e como podem se elaboradas estratégias para gerar altas rentabilidades, e isso ocorre na mior parte das vezes porque as pessoas ainda vem o tesouro direto apenas como uma forma de “não deixar o dinheiro parado”.

Embora seja possível sim que você se utilize do tesouro direto apenas como uma forma de obter uma rentabilidade mínima ou mediana a uma baixo risco, fazendo isso você esta perdendo uma grande oportunidade de investimento. Através do conhecimento dos fatores que influenciam o preço de negociação no mercado de um título do tesouro você já pode começar a montar suas primeiras estratégias para se aproveitar dessas variações. A partir do momento em que você estiver querendo lançar mão de estratégias mais avançadas entretanto, eu acho que um bom curso de tesouro direto iria lhe ajudar muito a dar os seus primeiros passos sem cometer grandes erros, consequentemente evitando perdas desnecessárias de dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *