Curiosidades: história da bolsa de valores

Curiosidades: história da bolsa de valores
Rate this post

É verdade que aqui no Mago do Mercado a gente fala muito sobre a bolsa de valores, e por essa razão resolvemos criar esse post contando um pouco sobre a origem dela. A primeira bolsa de valores do mundo surgiu na Bélgica, na cidade de Bruges, que fica na região de Flandres. Isso aconteceu no ano de 1487, ou seja, a bolsa de valores é um órgão bastante antigo na nossa sociedade.

Porém, as primeiras ações só foram instituídas e comercializadas apenas 245 anos mais tarde, no ano de 1602, em Amsterdã, pela Companhia Holandesa das Índias Orientais. Ainda no mesmo século, foi inaugurada uma das bolsas de valores mais tradicionais do mundo: a bolsa de valores de Londres, no ano de 1690.

uma imagem sobre história da bolsa

Cem anos depois, em 1792, a bolsa de valores de Nova York foi aberta em Wall Street. Essa bolsa se consolidou como uma das mais influentes do mundo e por isso, quando ela quebrou em 1929, as consequências foram sentidas em todo o planeta, inclusive na nossa bolsa de valores, a Bovespa, mesmo que em menor proporção. A crise que resultou na quebra da bolsa foi uma crise de superprodução durou toda a década de 30, acabando apenas com o fim da Segunda Guerra Mundial.

Tudo aconteceu porque na Primeira Guerra a Europa ficou devastada e precisou importar comida e produtos industrializados dos Estados Unidos, que passou a produzir muito, pois tinha mercado, mas com o tempo a Europa se reergueu e a produção norte-americana ficou maior do que o mercado que existia para consumi-la. Com isso, o desemprego aumentou, a produção diminui e as ações das empresas despencaram na bolsa, até o momento que ela quebrou.

Provavelmente você já escutou um pouco sobre isso nas aulas de história do colégio, mas na hora de investir, é preciso que a gente preste atenção até nessas informações para que a gente não cometa erros que no passado fizeram muita gente perder tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *