Dicas para economizar ao fim do mês

Rate this post

Economizar é um desafio para muitas pessoas. Muitas vezes a gente nem presta atenção em alguns detalhes muito básicos do nosso dia a dia, mas que no final das contas acabam fazendo uma enorme diferença nos nossos gastos mensais. Pensando nisso, a gente aqui do Mago do Mercado preparou esse artigo para te dar algumas dicas de como economizar em coisas simples para que sobre mais dinheiro na sua conta no final do mês. Você verá que algumas dessas dicas nem tem a ver diretamente com compras em si, mas um hábito que você tem e que pode encarecer suas despesas. Vamos às dicas:

Em primeiro lugar, adquira o hábito de comparar preços. Nem tudo o que compramos precisa ser experimentado ou visto pessoalmente, então não faz a menor diferença o local onde vamos comprar aquilo. Sendo assim, você pode usar a internet para comparar os preços daquele determinado produto e avaliar qual lugar oferece os melhores preços e formas de pagamento.

uma imagem sobre economizar

Essa outra dica provavelmente será a mais radical do post inteiro e é direcionada para aquelas pessoas que são consumidoras compulsivas: aposente o seu cartão de crédito urgentemente! Geralmente, os cartões disponibilizam limites que são consideravelmente maiores do que o dinheiro que a gente tem na mão, então consequentemente, com o cartão de crédito a gente gasta muito mais. Se o seu objetivo é conseguir economizar, você vai precisar deixar esse hábito de lado. Outra dica importante e que tem a ver com isso é tentar sempre comprar à vista com desconto. Aproveite essa fase sem cartões de crédito para tentar negociar com o vendedor algum descontinho, nem que seja de 10%. Mesmo sendo pouco, já uma economia, certo?

A gente sabe que tudo está mais caro atualmente, então o que fazer para diminuir os gastos que não temos como nos livrar? A resposta para essa pergunta é bem simples: pense em alternativas que reduzam consideravelmente seu gasto com uma determinada atividade. Por exemplo, se você utiliza seu carro para trabalhar todo dia, deve estar sofrendo com a alta do preço dos combustíveis. Já pensou em ir de carona com algum amigo, ou até oferecer carona? Assim, vocês dividem os gastos com gasolina e estacionamento, o que diariamente dá uma baita economia!

Essa dica é fundamental, pois nesse caso não é algo que a pessoa possa abrir mão totalmente. Um outro exemplo disso são os gastos com almoço ou alimentação na rua. Tente fazer sua própria comida e leva-la de casa! Você, com certeza, conseguirá reduzir seu gasto com isso pela metade, além de controlar melhor o que você tá comendo, podendo se alimentar melhor e investir esse dinheiro em outra coisa mais produtiva para você.

Outra dica importante é em relação a diminuição de gastos com tv por assinatura, jornais e revistas, por exemplo. A internet é capaz de nos oferecer inúmeras formas de entretenimento gratuitas ou com um valor muito mais acessível do que uma tv a cabo, por exemplo, então avalie se você realmente precisa gastar tanto com isso e corte esse gasto da sua vida.

Essas dicas servem para que você consiga mudar algumas coisas na sua vida e sobre mais dinheiro para que você possa fazer o que realmente tem vontade, seja trocar de carro, fazer uma viagem bacana nas férias ou até começar a investir em algum fundo de investimento para um objetivo mais futuro. Não é impossível economizar, você só precisa ficar atento aos gastos que você tem no seu dia-a-dia para que você comece a avaliar quais deles podem ser reduzidos, gerando uma economia para você no final do mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *