Entenda os investimentos em renda fixa

Entenda os investimentos em renda fixa
Rate this post

Investimentos em renda fixa podem ser a melhor alternativa para quem não quer se arriscar na bolsa de valores, mas também não quer ver o seu dinheiro rendendo quase nada parado na poupança. Porém, o que poucas pessoas sabem é que há diversos tipos de investimentos em renda fixa e cada um deles possui as suas vantagens e desvantagens.

É sobre isso que o posto aqui do Mago do Mercado de hoje vai falar, para que você possa tirar todas as suas dúvidas e entender os investimentos em renda fixa de uma vez. Esses investimentos nada mais são que empréstimos que você faz para instituições financeira e para o governo, que te devolvem o dinheiro com juros.

uma imagem sobre investimentos

No caso do governo, o investimento de renda fixa recebe o nome de Tesouro Direto, enquanto que nas instituições financeiras há várias opções de investimentos, como o CDB, o LC, o LCA e o LCI. O CBD e o LC cobram imposto de renda em cima da rentabilidade e a porcentagem dessa cobrança varia de acordo com o tempo que o seu dinheiro fica investido, mas mesmo assim esses investimentos de renda fixa ainda rendem mais do que a poupança.

Já o LCA e o LCI são investimentos de renda fixa que não cobram o imposto de renda em cima da rentabilidade. No LCA, seu dinheiro é emprestado para o setor agropecuário e no LCI, seu dinheiro é emprestado para o setor imobiliário. Nesses dois últimos investimentos, o dinheiro não pode ser retirado antes do prazo de vencimento, ou seja, eles não possuem liquidez.

Sendo assim, caso você opte por investir em LCI ou LCA, lembre-se que você só vai poder usar um dinheiro que você possa deixar parado por um determinado tempo. Se esse não for o caso, as melhores opções são o CDB e o LC com liquidez diária, além do Tesouro Direto, pois esses investimentos te oferecem a opção de retirar o dinheiro quando você quiser.

Em outras palavras: se você vai precisar desse dinheiro a longo prazo, LCI e LCA são melhores para você, mas se você precisar de liquidez diária, opte por uma das opções entre CBD, LC e Tesouro Direto. Agora que você entendeu como esses investimentos funcionam, procure uma corretora de valores e comece a investir para ver o seu dinheiro render de verdade, ao invés de deixa-lo parado na poupança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *