Erros que atrapalham na hora de investir

Erros que atrapalham na hora de investir
Rate this post

É muito comum as pessoas cometerem alguns erros na hora que decidem investir em algo, principalmente quando falamos de investidores iniciantes. No nosso país, a educação financeira não é vista como algo importante e isso é um dos fatores que mais causa a frequência desses erros, pois se não tivermos conhecimento a respeito daquilo em que queremos investir, a probabilidade de fazermos escolhas erradas é bem alta.

uma imagem sobre investimentos

O primeiro erro frequente que falaremos aqui está diretamente relacionado com essa falta de conhecimento mencionada no parágrafo anterior. Por desconhecerem as outras possibilidades seguras de investimento, a maioria das pessoas prefere (por medo) deixar todo o dinheiro aplicado na caderneta de poupança que é, de longe, um dos piores investimentos para se fazer em termos de rentabilidade. Tudo bem que ela é segura e fácil de entender, mas há outros investimentos tão seguros quanto a poupança que rendem muito mais para você. Basta se informar sobre eles para investir onde você realmente vai ter retorno.

Outro erro frequente diz respeito à pressa dos investidores iniciantes em se tornarem ricos e bem-sucedidos da noite para o dia de maneira fácil. Isso é um mito que faz com que as pessoas acabem se arriscando de forma perigosa em busca desse objetivo sem respeitar e sem entender o mercado financeiro. Resultado: escolhem investimentos com alto risco, colocam todo o seu dinheiro e acabam perdendo tudo. O caminho não é esse. É preciso respeitar o tempo dos investimentos e ter muita sabedoria na hora de escolher onde vai investir e isso só se consegue estudando.

Por último, temos mais um erro que é comumente cometido pelos investidores iniciantes: confiar nas dicas e opiniões de terceiros sem verificar se aquela pessoa realmente entende de investimentos e de mercado financeiro. Não é só porque alguém deu sorte alguma vez que essa pessoa necessariamente calculou e estudou para chegar naquele resultado. Busque sempre a opinião de especialistas no assunto para tirar as suas dúvidas e não saia acreditando em tudo o que falam pra você sobre esse universo. Assim você vai conseguir não cometer esses erros e se tornar um investidor bem-sucedido sem ter que sentir na pele a consequência desses equívocos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *