Investir em CDB ou no Tesouro Direto?

Investir em CDB ou no Tesouro Direto?
5 (100%) 1 vote

Em outros posts aqui do nosso blog, nós já mencionamos a importância de ter uma carteira de ativos bastante diversificada e, obviamente, é preciso ter alguns investimentos em renda fixa dentro da sua carteira, pois apesar de oferecerem rendimentos menores que ações da bolsa, são ativos extremamente seguros e que também oferecem um rendimento bem mais interessante do que a poupança, por exemplo, então é bom ter alguns investimentos em renda fixa dentro da sua carteira de ações. Mas como escolher o melhor investimento em renda fixa? O Mago do Mercado te explica.

uma imagem sobre cdb x tesouro

Em primeiro lugar, é importante que você saiba quais os tipos de investimento em renda fixa que temos disponíveis no mercado e os principais são o Tesouro Direto e o CDB. Resumidamente, o Tesouro Direto é o nome dado aos títulos públicos emitidos pelo governo e o CDB são os títulos privados emitidos pelos bancos. Esses investimentos são seguros porque a chance do governo não pagar os investidores é praticamente nula e quanto aos bancos, existe um fundo que reembolsa o investidor em até 250 mil reais, caso o banco quebre. Então, nos dois casos, os riscos são baixos. Mas então, qual o melhor?

Depende. Na verdade, tudo depende dos seus objetivos. É preciso que você analise qual o prazo que você pode dar para aquele investimento, se você vai precisar ter liquidez diária ou não, qual o valor que você vai investir, a frequência do investimento e a quantia que você vai investir nesse determinado número de vezes. Com base nessas respostas, avalie quais os investimentos desse tipo estão disponíveis no mercado com a maior rentabilidade líquida de imposto de renda.

Se você precisar de liquidez diária, ou seja, tiver um prazo curto para deixar seu dinheiro investido, não tiver uma quantia inicial muito elevada para investir e quer fazer isso com frequência, mesmo com pouco dinheiro, o Tesouro Direto é o melhor investimento em renda fixa para você. Se as suas respostas forem o oposto disso, a melhor escolha são os títulos privados do CDB. Por isso, é fundamental que você tenha seus objetivos bem delineados, pois assim você vai escolher as melhores opções para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *