Lições de investimento de Robert Kyosaki no livro Pai Rico, Pai Pobre

Rate this post

Pai rico, pai pobre – Todos que se interessam pela arte das finanças já ouviram falar neste livro. Para começar uma carreira como investidor é necessário muito mais predicados do que apenas vontade e empolgação, é fundamental estar devidamente preparado. Para o Mago do Mercado, o sucesso no mercado financeiro está fortemente ligado a estar capacitado, organizado e verdadeiramente preparado. Além de todo aprendizado prático e relacionado ao mercado, é preciso se enriquecer com conhecimento por meio de obras literárias, estudos e teorias consagradas. Nenhuma informação é dispensável. Neste post, vamos falar sobre o livro de Robert Kyosaki, considerado como uma referência para investidores em todo o mundo. Para todos têm o desejo de aprender e sobre as melhores maneiras para se tornar um investidor de sucesso, uma ótima fonte de ensino e inspiração é, sem sombra de dúvida, o espelhamento em histórias de sucesso de grandes investidores. Antes de falar do autor e do livro de maneira mais aprofundada, vamos inverter a ordem e listar dez mandamentos presentes na obra e que falam sobre a vida, além das finanças:

1 – É necessária uma razão pela qual valha a pena seguir em frente. Tenha objetivo, fator motivador. Muitas pessoas com postura arrogante e críticas são pessoas com problemas de baixa auto-estima, e que têm medo de assumir riscos na vida.

2 – Você tem o poder de escolha sobre suas próximas ações. Elas vão te colocar mais próximo ou não dos objetivos.

3 – Procure escolher bem os seus amigos, mas não pelo fator financeiro apenas, e sim por tudo aquilo que ela pode agregar a você, com ensinamentos e experiências.

4 – Domine suas táticas e estratégias cada vez mais. Assim, sua aplicação será mais efetiva em todos os campos, inclusive financeiramente.

5 – Seja disciplinado consigo mesmo, ou seja, procure pagar primeiramente a si mesmo, mesmo que sem possuir algum dinheiro, pois a partir daí você usará a cobrança de seus credores como motivação para seus objetivos.

6- Procure remunerar bem e de maneira justa aqueles que trabalham para você, principalmente os que estão ligados diretamente aos seus ganhos de dinheiro.

7 – Toda vez que realizar um empréstimo, solicite o retorno. sempre observe o retorno sobre o investimento: são os ativos que você obtém de graça depois que você recebe seu dinheiro de volta. O nome disso é inteligência financeira.

8 – Ativos são responsáveis pela compra de supérfluos, ou seja, foque em ganhar dinheiro de uma maneira que o dinheiro possa trabalhar por você. Uma dica é: use seu desejo por consumo como fator motivador para sua mentalidade investidora agir e investir.

9 – Precisamos nos espelhar em exemplos, heróis e pessoas de sucesso. Se eles conseguiram nós também somos capazes.

10 – Antes de receber, se preocupe em doar sempre que puder. Toda ação tem uma reação e você colher bons frutos com um comportamento assim.

A Obra

O livro Pai rico Pai pobre é um  best-seller de Robert Kiyosaki baseado na busca pela independência financeira por meio de investimentos, imóveis, manutenção do próprio negócio e o uso de estratégias financeiras fixadas na proteção do patrimônio e ideologias fundamentadas em ensinamentos. Robert Kiyosaki nasceu no fim da década de 1940 e um famoso empresário e  escritor, posusindo uma extensa galera de publicações com o selo Robert Kiyosaki livros. Um dos argumentos centrais e mais importantes do autor é a defesa da teoria de que você não deve ser empregado de alguém, mas sim gerir seu negócio e sendo o controlador dos meio de produção e execução do negócio.

Ele traz a trajetória de Robert Kiyosaki e Mike, seu amigo. O pai de Robert era professor universitário. O menino conta que contou com a sorte de ter a orientação de dois pais diferentes, um pai rico e pai pobre. Uma curiosidade bastante interessante sobre o livro é que o pai pobre era um Ph.D que ganhou um ótimo salário a vida toda, mas nunca foi capaz de controlar suas finanças. Tanto é que, com sua morte, a família herdou uma série de dívidas! Esse exemplo é bacana para derrubar o mito de que quanto maior for seu salário, melhor serão suas condições de vida. O chamado pai rico era o de seu amigo Mike e o pobre o seu próprio, que apesar de não ter fortunas era muito inteligente.  O tema central do livro é pautado em como ganhar dinheiro e conseguir a liberdade em todos os sentidos da vida. Autores abordam variados aspectos e defendem a tese, por meio de histórias, de que para conquistar liberdade, seja no psicológico ou financeiro é necessário começar desde cedo, ainda criança.

Robert Kyosaki se deparou com a oportunidade de decidir qual dos pais iria seguir como mentor e optou pelo pai rico. Entre alguns ensinamentos do pai rico estão a importância em ter um objetivo e muita persistência. Uma das regras mais básicas para o pai rico é que devemos fazer com que o dinheiro trabalhe para nós ao invés de trabalharmos para o dinheiro. Interessante, não? Além disso, não importa o quanto se ganha, mas sim o quanto se acumula e guarda. É preciso ter planejamento construir bases sólidas. Ter dinheiro não representa que você saiba como consegui-lo. O saber é muito importante.

Para não ficar dependente de um único setor do mercado e se tornar um alvo vulnerável, o profissional deve sempre se preocupar em aprender, ampliar seus conhecimentos, não importando o ramo de negócios que ele atue.  Por isso, não é recomendado que trabalhemos  pensando apenas em questões como um salário melhor ou em um cargo mais estável, correndo risco de ficarmos engessados e à mercê da área. Uma das grandes virtudes do sucesso é a capacidade para desenvolver habilidades que serão imprescindíveis no momento de gerir o nosso próprio negócio. A arte de aprender e saber vender uma ideia, não importando qual é, será um atalho para o sucesso. Saiba que o poder de administrar bem o seu próprio negócio, seja na área financeira, pessoal, independente do setor de atuação, terá sucesso.

Para Robert Kyosaki, todos nós temos o poder de decidir o que fazer com o dinheiro que temos em mãos. Trata-se de uma escolha pessoal. Uma opinião muito contundente presente no livro é que a educação formal nas escolas tradicionais não preparam as crianças, de fato, para a vida real. Conquistar boas notas não basta para garantir o sucesso de alguém ao longo da vida adulta.

O livro dita a ideia de pessoas ricas pensam de forma diferente da demais.  Ao usar os conceitos de ativos e riqueza, eles definem como estas vertentes serão capazes de financiar seus luxos. O ativo é definido como um item que seja capaz de produzir, como um imóvel, por exemplo, e um passivo como qualquer coisa que acarrete em gastos, como um veículo ou qualquer bem de consumo.

As Cinco Lições sobre Finanças

Esta obra literária sobre finanças pessoais é um ótimo ponto de partida para aqueles que desejam se profundar sobre o assunto e adquirir informações e bagagem sobre a área. Trata-se de um conteúdo mais voltado para o lado motivacional e emocional, e não prioriza tanto lições práticas.

1 – A principal e maior lição da obra

Acumule ativos, sempre! Quanto maior for o número de ativos, maior será o fluxo de caixa e assim será possível conquistar a Independência Financeira. Na visão mais tradicional, veículos ou imóveis são exemplos ativos, mas na visão do livro, são passivos porque fazem com que percamos dinheiro ao longo do tempo. Ativos devem gerar um fluxo de caixa positivo: bens ou propriedades alugadas, ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento, parcerias em negócios e sociedades.

2 – Fujam das dívidas

Estamos falando de uma lição de Planejamento Financeiro. Jamais gere dívidas frutos de objetos de luxo. Somente gaste o dinheiro que você já possui

3 – Aspectos Psicológicos e Emocionais

O livro aborda a importância de se compreender o efeito que medo e outros aspectos psicológicos podem causar em decisões financeiras.

4) Educação

É necessário buscar aprimoramento e evolução em áreas que irão abrir possibilidades de maiores ganhos com o tempo. Trata-se de uma lição que você aprende com as pessoas ricas e bem sucedidas. Portanto, isso vale para o que foi dito anteriormente sobre as escolas tradicionais e a falta de outros ensinamentos “fora da caixa”.

5) Controle Financeiro

O segredo não é nenhum segredo: gastar menos do que ganha e ter um fluxo de caixa positivo e crescente conforme o tempo. Pessoas ricas sempre gastam menos do que ganham. As que não o fazem são as que vão à falência.

Pai rico pai pobre livro não é um guia prático com um passo a passo sobre investimentos, mas um importante instrumento de aprendizado e reflexão para aqueles que desejam ganhar dinheiro e administrar bem seus bens.  Uma das lições mais importantes nesta área é que, ter conhecimento é fundamental para entender o mercado e traçar estratégias de atuação. Portanto, agora temos a certeza de que você já está muito mais bem preparado para se aventurar e ingressar no mundo dos investimentos e, quem sabe, até arriscando os primeiros passos como novo investidor da bolsa de valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *