O que é Bitcoin/Blockchain?

O que é Bitcoin/Blockchain?
Rate this post

Você já deve ter escutado essas palavras em algum lugar, mas provavelmente não tem a menor noção do que elas representam, certo? Por essa razão, o Mago do Mercado elaborou esse post para te explicar um pouco mais sobre o que é a Bitcoin e o Blockchain.

A Bitcoin é uma moeda virtual que foi criada em 2009 por Satoshi Nakamoto, implementando pela primeira vez um conceito chamado cripto-moeda. Sua produção e emissão não são controladas por um banco ou por qualquer outra instituição do gênero, mas sim por computadores que possuem a capacidade técnica de resolver equações matemáticas que criam as bitcoins e registram todas as transações feitas, ou seja, todo esse processo é feito de maneira descentralizada.

uma imagem sobre bitcoin

Essas transações são registradas em um sistema que garante a segurança dessas operações realizadas pelas Bitcoins. A esse sistema é dado o nome de Blockchain e ele recebe esse nome porque se articula em uma cadeia de blocos, o que dá sustentação para o funcionamento a todas essas transações realizadas em moeda criptografada. É um sistema contábil que visa esclarecer e validar um registro e que funciona como um grande livro-razão compartilhado por todos que fazem parte dessa rede, uma vez que registra todas as operações feitas e validadas de forma cronológica e pode ser visto por todos os computadores que geram as bitcoins.

Quando duas pessoas comercializam essa moeda, para saber se as partes receberão o Bitcoin negociado, basta consultar o Blockchain e analisar todo o histórico de transações daquela moeda. Em outras palavras, o Blockchain viabiliza o uso das Bitcoins, pois é a tecnologia que dá sustentação para esse grande mercado de cripto-moedas funcionar de maneira segura para os que lá operam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *