O que fazer para investir corretamente?

O que fazer para investir corretamente?
Rate this post

Quando uma pessoa decide entrar nesse universo dos investimentos, é importante que ela tenha algumas coisas bem estabelecidas na cabeça dela e um conhecimento sobre como esses investimentos funcionam para que ela não invista de maneira errada e acabe perdendo seu dinheiro, que muitas vezes é a economia de uma vida inteira.

Para dar início a isso, caso você ainda não tenha uma quantia considerável que você possa investir, é preciso que você consiga esse dinheiro e a forma mais simples de atingir esse objetivo é diminuir suas despesas. Enquanto você acumula esse capital, dedique-se aos estudos sobre educação financeira, mercado financeiro, bolsa de valores e tudo relacionado a isso, pois quanto mais informações você tiver, mais seguro você ficará para tomar suas decisões.

uma imagem sobre investimentos

Depois, é hora de definir a sua estratégia, de acordo com o seu perfil de investidor. Não importa se o seu perfil é mais agressivo, moderado ou mais conservador, o que importa é que você trace a sua estratégia de investimento dentro dessa proposta. Você vai precisar desse dinheiro a curto, médio ou longo prazo? Você tem alguma reserva de emergência para imprevistos? Pense nisso tudo e conforme forem as suas respostas, alguns investimentos serão mais interessantes que outros para você.

O maior erro dos investidores iniciantes é justamente não visualizar todas essas questões e acharem que investir é simplesmente pegar todo o seu dinheiro e arriscar em alguma ação aleatória que você não tem o menor conhecimento sobre, e por isso eles acabam perdendo tudo. Se você definir essas estratégias, você ficará livre de cometer esse erro.

Agora, o Mago do Mercado tem uma dica importantíssima para você, futuro investidor ou investidor iniciante: diversifique os seus investimentos, mesmo se você for conservador e tiver receio de arriscar na bolsa, ou se for extremamente agressivo e achar que renda fixa é perda de tempo. O segredo do sucesso dos grandes investidores é ter uma carteira de investimentos bastante diversificada.

As opções são muitas e podem variar desde imóveis até ações na bolsa de valores, títulos públicos do Tesouro Direto ou investimentos em renda fixa como os CDBs e LCs. Avalie os prazos, vantagens e desvantagens de cada um. É claro que para os investidores que possuem um capital pequeno para começar, diversificar os investimentos logo de cara é mais difícil, mas conforme você for crescendo, priorize isso. Dessa forma, você vai ver o seu dinheiro gerar lucro pra você e será bem-sucedido como investidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *