Os três tipos de educação

Os três tipos de educação
3.7 (73.33%) 3 votes

Aproveitando que no nosso último post nós falamos da importância de investir na educação financeira para que você consiga aprender a investir e se torne uma pessoa com maior liberdade financeira, no post de hoje falaremos sobre os três tipos de educação e o papel delas na nossa vida.

Quais são os tipos de educação? Essa é uma pergunta que é feita com grande frequência e o que a maioria das pessoas remete a educação quando pensamos na palavra é a educação acadêmica, aquela lá que a gente aprende na escola e que vai até o ensino superior, mas essa educação é apenas uma parte do todo e não a totalidade do conceito. É claro que ela é extremamente importante, pois é por meio dela que a gente adquire as competências da leitura e da escrita, por exemplo, mas ela não é a única educação que merece destaque.

tipos de educação

O principal benefício desse primeiro tipo de educação é te capacitar a conhecer o mundo por conta própria, podendo usar a capacidade adquirida de leitura para ir buscar outros tipos de conhecimento e assim poder desenvolver habilidades que você não possui ordinariamente. Infelizmente, a maioria das pessoas enxerga esse tipo de educação como um fim em si mesmo, e nunca se desenvolve além disso.

O segundo tipo de educação que merece destaque é a educação profissional, que é a que te capacita para exercer uma profissão. Ela está relacionada com a acadêmica, pois normalmente escolhemos qual profissão vamos seguir quando ingressamos na universidade, mas não é a única forma de adquiri-la. A prática na função que você exerce é que realmente traz o conhecimento sobre aquilo, além dos conceitos e teorias estudados na faculdade.

É muito interessante notar que esse segundo tipo de educação é tido por muitos como o mais importante, e muitos mesmo consideram que sem um diploma universitário uma pessoa não terá qualquer oportunidade ou chance de crescer na vida. Eu considero essa visão uma grande ilusão. De fato, se pararmos para pensar no que realmente torna uma pessoa bem sucedida, eu diria que esse tipo de educação não é o primordial para que você tenha sucesso no que quer que você tenha escolhido fazer na vida. Isso por que sem os conceitos do terceiro tipo de educação, uma formação profissional será incapaz de te trazer o que você realmente busca.

O terceiro tipo de educação, que é a que mais nos interessa, é a educação financeira. Infelizmente, essa educação não é trabalhada em conjunto com as outras e nem recebe o mesmo grau de importância, dificultando muito o acesso das pessoas a ela, e ela é fundamental para que qualquer pessoa seja bem-sucedida no mundo dos investimentos, ou até mesmo para a pessoa aprender a controlar seus gastos, no caso de quem nunca pensou em investir, mas gostaria que sobrasse um dinheiro no final do mês.

O que é exatamente Educação financeira?

Podemos definir a Educação financeira como sendo o conhecimento que lhe permite administrar melhor as suas receitas, poupar e tomar decisões de investimento de modo a que você atinja a Liberdade financeira, que, ao contrário do que muitas pessoas pensam não ;e simplesmente “ganhar bastante dinheiro”, mas sim ter uma receita passiva dos seus investimento em um montante superior aos seus gastos.

Quando você atinge esse estágio, o trabalho deixa de ser uma obrigação e passa a ser apenas uma opção. Esse conceito é bastante explorado por  Robert Kiyosaki e outros investidores de sucesso, que enfatizam a educação financeira como o primeiro passo para estabelecer o mindset correto para que você pense e aja como uma pessoa que atingiu a liberdade financeira e assim consiga chegar a esse objetivo também, e é por isso que frisamos tanto a sua importância para você ter sucesso investindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *