Quais os tipos de títulos do tesouro que eu posso investir

Quais os tipos de títulos do tesouro que eu posso investir
Rate this post

            Já falamos em vários outros artigos em riqueza de detalhes sobre as características do investimento em tesouro direto. Nesse artigo iremos falar brevemente sobre os diferentes tipos de títulos do tesouro nos quais você pode investir. Eu recomendo que você escolha aquele que mais se adapta ao seu perfil.

Primeiro vamos falar sobre os diferentes tipos de títulos do tesouro, que são dois: Títulos pré-fixados e títulos pós-fixados. Os pré-fxados são títulos nos quais o investidor já sabe quais são os juros que irá receber, já nos pós fixados o investidor recebe uma remuneração que irá variar de acordo com algum índice determinado, como o IPCA, por exemplo. Entre os títulos com maior nível de circulação estão: Letras financeiras do tesouro, letras do tesouro nacional, NTN-F, NTN-B e NTN-B Principal.

As LFT, ou letras financeiras do tesouro, são títulos pós-fixados, atrelados a variação da taxa SELIC, a taxa de juros básica da economia. A desvantagem é que se a inflação ficar muito alta e começar a se aproximar da SELIC seu ganho com a simples compra desse título pode ser quase próximo de zero.

Títulos do tesouro

As LTN, ou letras do tesouro nacional, são títulos pré-fixados, que geralmente oferecem um valor um pouco mais elevado do que a taxa de juros. Já as NTN-F, ou notas do tesouro nacional série F, são bastante semelhantes as LTN, mas com a diferença que os juros são pagos de forma periódica, geralmente semestralmente.

As NTN-B, notas do tesouro nacional série B, são títulos pós-fixados indexados a inflação e que além disso também oferecem o pagamento de juros periodicamente. A NTN-B principal é igual a NTN-B, com a única diferença de que os juros não são pagos semestralmente, mas apenas na data de maturação do título e se você vender o mesmo antecipadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *