Saiba os primeiros passos para investir na Bolsa de Valores

Rate this post

Com certeza você já se perguntou sobre investimentos na bolsa de valores. É uma área muito familiar, pois sempre acompanhamos notícias ou observamos nos filmes questões relacionadas ao tema. Quem não se lembra da imagem clássica do pregão da bolsa com centenas de homens em ebulição, com dois ou três telefones ao mesmo tempo? Mas apesar de tudo isso, você sabe como investir na bolsa de valores? Calma, não é um bicho de sete cabeças, mas existem caminhos a seguir e vamos falar sobre essas escolhas.

Primeiramente, é preciso definir um target para saber como investir na bolsa. O tempo e o seu objetivo vão determinar o início da sua jornada. É preciso responder duas simples questões: O que eu quero fazer com o dinheiro investido? E: Quanto tempo eu tenho para que o dinheiro investido renda? A partir disso, é interessante associar o investimento ao objetivo. Uma dica: escolha um nome para o investimento que fizer. Pense em algo significativo, que represente claramente o seu objetivo, como “Intercâmbio do meu filho” ou “Casa de Veraneio”.  A partir daí você deve selecionar uma corretora. Ela vai te ajudar a definir seu perfil como investidor. E também: Auxiliar na escolha dos investimentos mais adequados ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros, oferecer suporte para você entender o funcionamento da Bolsa de Valores, alertar para novos produtos no mercado, impulsionando a diversificação de seus investimentos, oferecer consultoria de especialistas do setor e finalmente fornecer trabalhos facilitadores, como o home broker (investimento online), relatórios sobre ações e informativos.

Agora que você já sabe que precisa de uma corretora, como escolher a melhor opção? Antes de tudo, organize suas informações pessoais, pois vão ser bastante úteis na criação do seu perfil de investidor feito pela corretora. Faça duas avaliações básicas: com qual frequência você fará novos investimentos e avalie seus custos e gastos atuais, pois será determinante a decidir o quanto vai investir. A partir disso, é preciso iniciar os contatos com algumas corretoras, sim não feche de primeira: pesquise. A lista com todas as corretoras e dados sobre cada uma estão disponíveis no site da BM&FBOVESPA. É fundamental  dedicar tempo na busca pela corretora ideal, com trabalhos de pesquisa e comparação de serviços e taxas. Procure saber todos os serviços oferecidos, como relatórios, vídeos e cursos, além de comparar os valores entre as corretoras. Todas ajuda e informação é importante para monitorar o investimento.

Vamos listar a seguir os erros mais comuns nos investimentos feitos na Bolsa de Valores. Não direcione todos os recursos em apenas um único tipo de investimento, principalmente se você for inexperiente e estiver no início da jornada como investidor. Ao “dar um tiro único” você está elevando o risco do investimento e ficando completamente vulnerável em caso de perdas. Fique atento ao tempo e, portanto, evite pensar no investimento no curto prazo: Ao entrar no mundo dos investimentos, é fundamental saber que paciência e disciplina são itens imprescindíveis para alcançar o sucesso nos negócios. Aqueles que só pensam no resultado imediato a curto prazo acabam por investir sem qualquer cuidado ou estudo e agem apenas em resposta aos estímulos e tendências imediatas.Cedo ou tarde,  este tipo de conduta vai gerar prejuízos.

Outro erro comum: Iniciar os investimentos com passos largos e grandes cartadas. Após realizar a avaliação dos objetivos e os recursos que  vão estar à disposição para investimento, é crucial não apressar este processo. Dê um “start” com pouco, mesmo que possa culminar em custos no curto prazo. Tenha consciência de que, no início, é preciso buscar experiência e não ganhos pesados. Sugerimos um laboratório por meio de clubes de investimento, uma opção interessante para agregar experiência com pouco dinheiro em jogo.

Por fim: fique atento a duas situações muito comuns: Seguir “macetes” ou dicas infalíveis, e deixar o lado emocional influenciar nas decisões de mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *