Vale a pena investir em IPO?

Vale a pena investir em IPO?
Rate this post

Primeiramente, vamos explicar o que significa IPO. Essa sigla deriva de um termo em inglês e a sua tradução significa Oferta Pública de Ações. Esse é o nome que se dá quando uma empresa limitada abre o seu capital, tornando-o público e transformando-se em uma sociedade anônima. Isso acontece quando uma empresa tem o objetivo de captar recursos para investir em si mesma e continuar crescendo.

uma imagem sobre ipo

Dessa forma, muitos investidores enxergam o IPO como um bom investimento, pois há grandes chances de comprar ações de uma determinada empresa que está abrindo seu capital por um valor baixo e acompanhar o crescimento dessas ações com o tempo. É interessante, mas como todo investimento, essa estratégia apresenta prós e contras que você precisa entender para investir corretamente nisso.

A chance de um IPO gerar grandes lucros para os investidores é alta, pois elas podem disparar de valor com o tempo e os investidores que as compraram logo quando a empresa abriu o capital vão ganhar muito dinheiro com isso. Porém, como a empresa era fechada antes, há uma certa imprevisibilidade quanto a isso, pois essas ações nunca foram comercializadas antes então pode acontecer delas valorizarem e despencarem logo em seguida, o que pode ser um mau negócio para você.

Por isso, é importante que o investidor pondere esses fatores na hora de investir em um IPO para decidir se vale a pena ou não, e estude sempre para conseguir compreender melhor os riscos desse investimento. O ideal é que você mantenha uma carteira de investimentos bem diversificada, então se você conseguir isso, dá para arriscar escolhendo um IPO para ser um desses investimentos, mas faça isso de maneira consciente e nunca arrisque tudo o que você tem em um investimento só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *