Você sabe o que é preciso para investir na Bolsa de Valores?

Rate this post

Ser um investidor tem uma ligação muito próxima com preparação, organização e estudo. Não se engane com as famosas cenas de Hollywood com Michael Douglas brincando com as ações de maneira fantasiosa. A Bolsa de Valores é um mundo a ser desvendado, mas não sinta qualquer tipo de receio: este conhecimento está ao seu alcance. Neste post, vamos te ajudar a dar os primeiros passos e mostrar como investir na Bolsa de Valores. Clique aqui e saiba tudo sobre como começar do zero.

Antes de tudo é preciso saber que a bolsa de valores é um mercado online. Nele, investidores negociam ações de empresas dos mais variados setores e diversos produtos financeiros. Esta entidade financeira, como a Bovespa, se tornou um meio para que empresas pudessem captar dinheiro para investir em si mesmas, ou seja, essas companhias vendem um “pedaço” para pessoas físicas ou outras empresas em troca do capital delas. Muito simples, não? Com isso, quem investe nas ações de uma empresa entra no “bolo” de participação, com direito a receber parte dos lucros, entre outros benefícios. Por outro lado, as empresas acabam por conseguir captar recursos e dinheiro com menos custo e taxas do que se precisassem recorrer aos tradicionais bancos.

Você sabe o que são, de fato, as famosas “ações”? De maneira bem simplificada podemos dizer que são pedaços da empresa. Suponha que uma companhia seja repartida em centenas deles e você pudesse comprar um ou mais. Ao fazer isso, você se torna automaticamente sócio desta empresa. Assim, como foi dito anteriormente, vai ter direito aos lucros distribuídos por ela. No Brasil, ainda há certa desconfiança ao investir na bolsa de valores. Este fato está associado ao pensamento de que pode ser considerado um investimento de alto risco. O que não está correto, pois a bolsa apresenta bons resultados no longo prazo. Falta a nós a percepção de que o risco está muito associado ao prazo e não apenas no “que” se investe. Você já parou e se perguntou por que investir na bolsa? Ela mostra resultados muito bons em longo prazo. Aqui no Brasil, ainda não existe a cultura de investir na bolsa muitas vezes por ser considerado um investimento de alto risco. Algo que as pessoas não levam em conta é que o risco está bastante associado com o prazo.

Vamos falar da parte prática? Após toda preparação pessoal com definição de objetivos e pesquisas, a sua primeira atitude é abrir uma conta em uma corretora de investimentos ou banco. De qualquer maneira, você vai precisar ser correntista em algum banco, mesmo que opte pela opção da corretora, devido às transações que precisará realizar. Nesse caso, vai transferir dinheiro da sua conta para a corretora de ações. A partir daí vai começar a investir: Já estará completamente apto a comprar e vender ações. Inclusive, você pode realizar investimentos pela internet, por meio do chamado Home Broker.

Não esqueça de que é preciso ter cautela nesta caminhada, evitando problemas na tentativa de dar passos largos ou destinando grande parte ou até integralmente seus recursos em um único investimento. Uma dica bacana é entrar para clubes de investimento, pois são uma interessante alternativa de como investir bolsa, evitando altos riscos. Não acredite em dicas infalíveis e atalhos. Não há qualquer conhecimento de que possa haver um grande “truque” que te direcione a enormes lucros repentinamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *