6 erros para evitar ao investir em criptomoedas

O mercado de criptomoedas é realmente fascinante. A todo momento, novas tecnologias surgem que podem revolucionar por completo o modo como pagamos por algo (btc), transferimos dinheiro(XLM), consumimos conteúdo(THETA), assistimos esportes (CHZ) e muito mais.

Entretanto, todo esse frenesi com relação.a esse mercado ainda tão novo e tão promissor podem acabar aumentando a probabilidade de que você haja emocionalmente e acabe cometendo erros ao investir em criptomoedas em meio a euforia coletiva. Esses erros acabam sendo tão mais comuns quanto maior for a sua tendência de pensar no curto prazo e esquecer o real potencial transformador das criptomoedas, que se encontra nos próximos anos e décadas.

Por isso iremos ver hoje os 6 principais erros que quem começa a investir em criptomoedas acaba cometendo com facilidade, e que devem ser evitados a todo custo caso você deseje obter bons retornos com seus investimentos.

 

ERRO 1 – Comprar caro e vender barato

 

Comprar na baixa e vender na alta é o adágio favorito de qualquer iniciante em investimentos de risco. Acontece que, na prática, quando você estiver sob a pressão do mercado, provavelmente não estará em um estado puramente racional e as chances de agir de modo emocional acabam se fazendo cada vez mais presentes.

Assim, muitas vezes o que o iniciante faz é o contrário, ainda que não perceba naquele momento. Ele compra uma criptomoeda que esta extremamente badalada justamente por ter apresentado um crescimento explosivo nas últimas semanas ou meses. o que, em se tratando de criptomoedas, pode significar dezenas e até centenas de vezes de valorização do preço em um curto espaço de tempo.

Achando que aquela é a oportunidade do século para ficar milionário, ele vai lá e compra uma grande quantidade daquela criptomoeda, apenas para ver sua cotação cair bruscamente poucos dias depois, uma correção de preço necessária visto que a moeda subiu repentinamente. Entretanto, com a queda no preço, aquela euforia inicial que o fez tomar a decisão impensada agora se transforma em desespero, e ele vende tudo com medo de que caia ainda mais. Mas aí, o que ocorre é o contrário, o preço se recupera e tudo o que o iniciante fez foi torrar seu dinheiro inutilmente.

O Antídoto contra esse erro é, obviamente, autocontrole, mas também uma técnica bastante conhecida chamada de preço médio, que costuma funcionar ainda melhor em um mercado volátil como o cripto. Basicamente, ao invés de comprar de uma vez com o dinheiro que você pretende aplicar, você pode, por exemplo, dividi-lo em 4 partes e ir comprando aos poucos, a medida em que você observa a variação de preços. Assim, caso o preço caia – e você ainda acredite nos fundamentos daquela criptomoeda – isso não será uma má notícia, mas sim uma excelente oportunidade de comprar mais daquele ativo a um preço mais barato, aumentando o seu retorno total. O que você esta fazendo, no final das contas é criando uma média de preço otimizada, que irá te trazer uma relação de risco/retorno muito melhor e te deixar em um estado mental muito mais agradável também.

 

 

ERRO 2 – Comprar uma criptomoeda porque esta “barata”

 

Esse também é um típico erro de iniciante que pode parecer fazer sentido pois, afinal, nós queremos o preço baixo para poder vender caro não? Acontece que caro ou barato é um conceito relativo e, mesmo uma criptomoeda cotada a alguns centavos pode já estar “cara” e não valer muito a pena.

Um meio muito mais efetivo de julgar a oportunidade de preço é olhando não somente para a cotação da moeda mas para a capitalização de mercado como um todo. Para entender essa ideia, vamos comparar duas criptomoedas: Bitcoin e Litecoin.

Atualmente o Bitcoin esta cotado a cerca de 300 mil reais, com uma capitalização de mercado total de quase 5 trilhões e meio de reais. Já a Litecoin esta cotada em 1.900 reais e possui uma capitalização total de 127 bilhões de reais.

Litecoin cotação

Apesar da diferença de preço por unidade, o que realmente interessa aqui é o valor de mercado. Pense bem, para que o Bitcoin dobre de valor a partir daqui é necessário que mais 5,5 trilhões de reais entrem no mercado e comprem bitcoin. Já a Litecoin precisa de “apenas” 127 bilhões de reais para dobrar sua cotação.

Em qualquer cenário comparativo, a moeda de menor capitalização total sempre terá, em tese, uma possibilidade de valorização maior.

 

ERRO 3 – Tentar encontrar a criptomoeda lendária que dará 100-1000x de retorno

 

Com tantas notícias a todo momento de valorizações surreais em criptomoedas alternativas, é comum que muitos iniciantes se deixem levar pela ganância e acabem tentando achar o grande tesouro do mundo cripto, aquela moeda alternativa, promissora e ainda obscura que irá ser a próxima a se valorizar em dezenas, centenas ou até mesmo milhares de vezes e transformá-lo em um multimilionário do dia para a noite.

Criptomoeda promissora

Esse tipo de pensamento tem mais chances de te levar a completa ruína financeira do que trazer algum lucro significativo. Isso porque, em um mercado que já é volátil por natureza, comprar criptomoedas pouco conhecidas, de baixa capitalização de mercada e baixa liquidez só te deixará ainda mais exposto a um nível altíssimo de volatilidade.

É fato que muitas criptomoedas já obtiveram retornos realmente fantásticos em um curto espaço de tempo, mas a probabilidade de você encontrá-las e entrar nelas bem no início, antes da subida vertiginosa de preço, é bem baixa. Para isso, você teria que analisar em profundidade no mínimo algumas dezenas, possivelmente centenas de projetos, tendo em vista que o mercado de criptomoedas como um todo já conta com mais de 9.000 moedas tendo em vista as estimativas mais recentes.  Isso obviamente consumiria um tempo enorme e nada garante que você iria acertar, te obrigando a espalhar seu capital por várias dessas moedas alternativas na esperança de que pelo menos uma delas pudesse valorizar em 100x ou mais.

Não é preciso dizer que essa não é uma estratégia sustentável. Provavelmente, você perderá dinheiro com ela e, ainda que ganhe, é muito difícil replicar isso com a mesma consistência de uma boa estratégia de investimentos e não é apenas um grande acerto que irá torná-lo rico.

 

ERRO 4 – Usar alavancagem para maximizar os ganhos

 

Esse é também um erro provocado pelo excesso de euforia. Se você pode ter um retorno de 3x, 5x ou 10x com uma determinada criptomoeda, porque não alavancar e aumentar esse retorno para 30x, 50x, 100x ou mais?

A resposta curta é: Porque essa é uma das maiores burrices que você pode fazer na sua vida. Caso a criptomoeda na qual você investiu caia de preço em um patamar suficiente, a corretora vai liquidar automaticamente a sua posição, tomando a sua garantia de margem, e você ainda ficará devendo a diferença entre a queda (em proporções maiores, devido a alavancagem), e a garantia que você deixou na corretora.

Imagine, por ex., uma alavancagem de 10x, bastaria uma movimentação de 30% no preço da criptomoeda – algo relativamente comum no mercado – para que você já ficasse devendo 3 vezes (30% x 10) o valor do dinheiro que usou para entrar na posição, reduzido apenas da garanti de margem pedida pela corretora, que já terá sido tomada.

A única forma de operar alavancado no mercado de criptomoedas de modo produtivo é se você já for extremamente experiente na moeda em questão e no mercado como um todo, e conhecer a fundo estratégias de hedge que a imensa maioria dos iniciantes sequer ouviu falar.

 

ERRO 5 – Falta de diversificação

 

Outro erro típico de iniciante é apostar em apenas um ou duas criptomoedas. Se você esta com um foco totalmente de longo prazo e investindo em criptomoedas mais estabelecidas, como o Bitcoin ou a Ethereum, o problema não é tão grande.

Por outro lado, o iniciante, geralmente, não age assim. Ele quer ganhos de curto prazo e tenta fazer isso do modo mais arriscado possível, investindo em uma criptomoeda de baixo valor de mercado que ele acredita que será a próxima grande promessa. Esse é um erro, já que o mercado de criptomoedas é totalmente imprevisível e se você aposta muito em apenas uma criptomoeda as chances são de que você vai apenas perder dinheiro.

Em todo o caso, ainda que você fique com as moedas mais conhecidas e estabelecidas, siga a regra de ouro do investimento em criptomoedas: “Jamais coloque em criptomoedas um dinheiro que você não pode perder”.

Jamais coloque todo o seu dinheiro em cripto. Tenha dinheiro aplicado em outros investimentos mais seguros, até mesmo renda fixa. Para iniciantes, o ideal é não colocar mais do que apenas 5% a 10% do seu capital total em criptomoedas.

 

ERRO 6 –  Nunca coloque mais do que você esta disposto a perder em criptomoedas

Já falamos dessa regra no ponto anterior, mas aqui vamos mais a fundo, pois essa é a grande regra de ouro para você investir com qualidade no mundo das criptomoedas, então ela merece a sua própria posição.

Por mais que, com o conhecimento adequado, seja possível obter excelentes retornos com o mercado de criptomedas, jamais podemos esquecer que se trata de um ativo extremamente volátil e, em grande medida, imprevisível. Por isso mesmo, é importante que você nunca coloque nesse mercado um dinheiro que você não pode perder de jeito nenhum.

Esse é o erro mais importante de evitar. Ao seguir a regra de ouro você não só evita grande parte do risco inerente a esse mercado como também se coloca em um estado mental muito mias conducente a tomada de boas decisões – já que a maior parte do seu dinheiro estará seguro – o que, quase paradoxalmente, irá aumentar as suas chances de ganho com criptomoedas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.