A computação quântica vai destruir o Bitcoin?

O Bitcoin é hoje um dos principais meios de pagamento em questão de segurança que temos no mundo. A ideia da Blockchain aliada com algoritmos criptográficos e cadeias de confirmação fazem deste um dos meios mais seguros contra quem queira alterar o conteúdo da corrente de blocos.

Muitos pensam que ter um ledger em cada computador nó do Bitcoin poderia gerar uma série de históricos diferentes da moeda. Mas o que encontramos na prática é um sistema cada vez mais robusto.

Para que você consiga hackear toda a rede do Bitcoin e até mesmo criar transações falsas seria necessário um poder computacional extremamente forte. Sendo tranquilo dizer que não existe algo assim hoje.

Porém, o surgimento da possibilidade da computação quântica tem colocado tudo à prova, mostrando que é possível sim que você tenha um processamento tão rápido e eficiente que consiga quebrar o código em si.

Então, a computação quântica vai destruir o Bitcoin? É sobre isso que iremos discutir um pouco mais hoje.

A computação quântica vai destruir o Bitcoin?

A computação quântica vai destruir o Bitcoin?

Esta é uma dúvida que já possui uma resposta bastante simples, que é sim. Se levarmos em consideração como funciona a blockchain do Bitcoin hoje e como um computador quântico pode chegar a ser, seria possível desvendar toda a blockchain que temos em questão de horas.

Entretanto, alguns pontos precisam ser levados em consideração. Primeiramente o fato de que não existe uma blockchain que seria de fato imutável. Temos protocolos e meios para encontrar soluções e fazer com que a rede se adapte a atualizações.

Um exemplo bastante recente foi a atualização do Taproot, que trouxe mais segurança e sigilo para o protocolo em si.

Além disso, é importante levar em consideração que a computação quântica ainda é extremamente experimental. E diferente dos computadores do passado, ela parece caminhar de maneira consideravelmente lenta.

Este tipo de progresso normalmente é acompanhado de maneira bastante lenta, mostrando que a capacidade mais robusta de um computador do tipo iria acontecer de fato em algumas décadas.

Isto se levarmos em consideração que você pode ter ainda muitos imprevistos em todo este processo, fazendo com que você de fato não consiga ter resultados de longo prazo que sejam satisfatórios em termos de atingir a supremacia quântica.

E claro, provavelmente um computador deste tipo não seria ainda tão acessível. Teria que haver um nas mãos de alguém que quisesse quebrar o código.

 

Considerações finais

Como você pode ver, sim, existe algum risco de que a computação quântica acabe por trazer um problema sério para as blockchains em geral. Além disso, existem vários problemas que nós precisamos levar em consideração quando pensamos em segurança.

É possível até mesmo que tenhamos uma série de algoritmos novos que possam quebrar criptografias com a capacidade que temos hoje. E claro, se depender dos avanços da computação quântica, ainda podem haver uma série de problemas para se atingir o sucesso.

Além disso, novas medidas podem ser tomadas e assim garantir uma série de proteções e benefícios.

Então por hoje é isso, esperamos que estas informações tenham sido úteis.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.