O mercado de criptomoedas está em franca expansão, cada vez mais chamando a atenção de diversos investidores. E dessa vez quem teve a atenção fisgada foi a Fifa, que anunciou um acordo de patrocínio com a Algorand, uma empresa de tecnologia blockchain.
Algorand: vale a pena comprar?
Para quem entende o funcionamento do mercado das criptomoedas, a Algorand é similar a todos os outros sistemas. Ela é uma blockchain descentralizada, que permite a criação de smart contracts, com a intenção de facilitar e acelerar as transações com criptomoedas.
A finalidade é colocar tanto as finanças descentralizadas quanto as mais tradicionais para trabalhar junto, e assim ajudando empresas e bancos a criarem suas próprias blockchains.
A Algorand faz uso do protocolo proof of stake, que gasta menos energia dos computadores que o protocolo proof of work, que é o utilizado pelo Bitcoin por exemplo. Neste tipo de blockchain os usuários recebem recompensas por participarem na construção dos blocos de informação por meio do sistema de staking, ou seja, eles são construídos e não minerados.
O token da Algorand é o ALGO, utilizado como moeda para cobrar taxas, para participar e proteger a rede. Assim como a Bitcoin, existe um fornecimento limitado de moedas. No caso da Algorand, serão 10 bilhões de unidades até 2030, sendo que até o momento já foram distribuídas 6,8 bilhões.
Mas vale mesmo investir?
Vejamos as vantagens e desvantagens de se comprar ALGO, afinal todo criptoativo possui seus pontos fortes e fracos. Confira:
Vantagens
A Algorand, moeda oficial da Copa do Mundo, possui vários pontos positivos como taxas baixas e uma equipe bastante qualificada e preocupada com problemas do coletivo, a exemplo das elevadas taxas de carbono.
Outra vantagem apresentada pela moeda é que um ótimo trabalho está sendo feito a respeito do seu marketing, o que com certeza pode vir a influenciar positivamente no valor da moeda. A exemplo disso temos a candidatura da moeda como patrocinadora da copa do mundo. Isso pode facilmente afetar a performance do preço.
Desvantagens
Contudo, nem tudo são flores, principalmente no mercado das criptomoedas. Apesar da moeda possuir esses pontos positivos, ela ainda é muito recente, portanto é muito mais facilmente abalada do que moedas mais antigas, como a Ethereum e o Bitcoin.
Como já falado, o mercado das criptomoedas é extremamente volátil e, para moedas de menor capitalização de mercado como a Algorand, esse efeito tende a ser sentido com ainda mais profundidade.
Conclusão
A Algorand é uma moeda que vem forte, pois com um olhar mais atento é possível ver que ela já possui milhões de carteiras. Contudo, é válido mencionar mais uma vez, que este mercado é volátil e esta é uma moeda relativamente recente.
Apesar dos grandes incentivos, e de ser sempre bom diversificar a carteira, esta é uma moeda mais fácil de ser abalada pelas variações do mercado. Portanto se você é um investidor iniciante ou possui um perfil mais moderado, vale mais a pena investir em moedas mais antigas, como o Bitcoin ou a Ethereum.
Até a próxima!