Balancer Finance: O que é? Como funciona?

A todo momento estamos acompanhando novos saltos de evolução dentro do mundo das criptomoedas. Sejam novas moedas em si, ou mesmo novas iniciativas que permitam algum tipo de funcionalidade nova em alguma rede blockchain específica.

Hoje é possível que você encontre um mundo novo no sentido de finanças, chamado de DeFi. Este são serviços que se assemelham muito ao de corretoras e bancos tradicionais, so que de forma descentralizada por meio da blockchain e que estão focados em realizar várias outras funções mais avançadas no futuro.

Seja como for, hoje temos um grande destaque que é a Balancer Finance, um protocolo incrível dentro do ecossistema da Ethereum que permite negociações de maneira descentralizada e otimizada.

Sendo assim, vamos dar uma olhada para entender um pouco melhor sobre o que é a Balancer Finance e como ela funciona.

Balancer Fi

Balancer Finance: O que é? Como funciona?

Primeiramente é importante definir que a Balancer Finance é um protocolo criado para permitir diversas plataformas DeFi, provendo liquidez de diferentes formas para outros projetos. Com ela é possível fazer transações com mais de 54 tokens diferentes.

Seu grande diferencial são as pools balanceadas, que acabam sendo de três tipos.

O primeiro deles são os pools privados, neles o dono é a única pessoa que pode adicionar liquidez e acaba tendo todas as permissões sobre o mesmo.

Em segundo lugar temos os pools compartilhados, onde normalmente acontecem a maioria das operações. Neste, a pessoa que entra com a injeção de liquidez por meio dos tokens pareados e vai receber a BPT que é o token de governança por seu serviço.

E por último temos os pools autônomos, onde o dono do pool rastreia tudo através das BPTs e permite que qualquer outra pessoa faça a sua injeção de liquidez.

 

Considerações finais

Como você pode ver, a Balancer Finance é hoje uma estrutura eficiente para se garantir uma boa estrutura dentro da rede do Ethereum. Além disso, é uma das principais DeFi que temos em todo o mundo, sendo um passo importante para o todo o conceito, já que possibilita a criação de muitas plataformas DeFi novas que, sem sua funcionalidade, jamais conseguiriam se estabelecer por falta de liquidez.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.