Carteira Bitcoin: Usar online ou offline?

Um dos pontos mais importantes a ser levado em consideração quando você inicia no mundo das criptomoedas é qual tipo de carteira escolher. Existe uma série de opções disponíveis na internet, entretanto, nem todas possuem uma boa fama.

Outras são altamente recomendadas pelo público, e várias são debatidas em relação às suas principais funcionalidades, mas a grande verdade é que não existe muito uma certa garantia de que há tanta diferença entre elas.

O que nós podemos encontrar como um fator determinante que vai transformar o seu jeito de ver esta questão está exatamente no fato de que existem carteiras que funcionam online e outras que funcionam offline.

Ambas são importantes para que você consiga de fato atingir alguns objetivos específicos.

Sendo assim, estamos aqui exatamente para te orientar sobre qual seria a principal diferença entre as duas e qual escolher.

Carteira de Bitcoin - Usar online ou offline?

Carteira Bitcoin: Usar online ou offline?

Primeiramente é importante entender que uma carteira online e uma carteira offline terão de fato uma diferente aplicação. Sendo que as carteiras em si são somente formas de guardar sua chave privada e também facilitar as transações com programas auxiliares.

Neste caso, as carteiras online têm a facilidade de serem mais práticas. Onde você pode até mesmo não ter um programa no seu computador, mas guardar sua carteira em algum site de corretora específico, por exemplo.

Neste site você faz as transações de forma direta e ganha bastante agilidade no processo. Entretanto, é importante lembrar que esta é uma das formas menos seguras de se guardar suas moedas.

Em parte porque é fácil sofrer ataques de hackers que roubam a sua conta em um site, como também a corretora quebrar e você perder as moedas que estão em sua custódia.

Um melhor modo de utilizar carteiras online são as carteiras online auto-custodiadas, como metamask, exodus, samourai, entre diversas outras.

Já as opções offline, principalmente aquelas de hardware, são as mais interessantes para quem tem em mente fazer um acúmulo destas moedas. Para conseguir “roubar” seus Bitcoins, seria necessário que você entregasse o aparelho físico em mãos e com a senha.

Também é possível criar uma paper wallet com as palavras da sua chave privada. Entretanto, é importante notar que neste caso você precisa deixar as ordens das palavras corretamente, além de guardar o papel em um local em que ninguém possa encontrar além de você.

Mas de maneira geral, os grandes erros de segurança não são cometidos pelas carteiras em si. São os usuários que cometem falhas que expõe seu patrimônio à riscos.

 

Considerações finais

Como você pode ver, existem vários fatores que precisam ser levados em consideração na hora de escolher uma carteira Bitcoin. Principalmente o que você está de fato querendo realizar com este tipo de carteira.

Embora uma carteira offline seja de fato mais segura que a maioria, pode não ser uma opção tão interessante para quem gosta de fazer várias transações mensais. E uma carteira online, principalmente as de corretoras, podem ser arriscadas para se juntar grandes quantias.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.