Como escolher uma Cold Wallet?

Uma das principais questões para quem pensa em começar a investir em criptomoedas, seja o bitcoin, ether, ou qualquer outra, é a escolha do modo de armazenar o seu endereço na respectiva blockchain de cada cripto.

Dentre as diferentes opções de wallets de criptomoedas, a opção mais segura – e também a mais cara – é ter uma cold wallet, ou hardware wallet, um dispositivo eletrônico usado para armazenar suas chaves públicas e privadas de modo seguro.

Entretanto, umas das questões mais importantes nesse ponto é saber como escolher uma hardware wallet, pois, afinal, o investimento não será baixo. No mínimo, você irá despender uns 1.200 reais para comprar uma boa wallet, então é bom que você saiba exatamente como escolher o melhor dispositivo para manter suas criptomoedas totalmente seguras.

O que faz uma cold Wallet?

Uma cold wallet é basicamente um dispositivo eletrônico parecido com um pendrive que aumenta a segurança do armazenamento das suas criptomoedas. É natural que muitas pessoas façam imediatamente uma analogia com uma carteira física e imaginem que esse dispositivo esta fisicamente guardando suas criptomoedas, mas na verdade não é isso que ocorre.  As suas moedas digitais não estão no dispositivo em si, mas na respectiva blockchain, e o dispositivo serve para atender a 4 funções básicas:

  • Armazenar sua chave pública e chave privada em cada blockchain
  • Interagir com a blockchain
  • Monitorar seu saldo em cada uma das criptomoedas armazenadas
  • Enviar e receber criptomoedas

Além da vantagem de poder centralizar todas as informações e operações em um único local, a grande vantagem da cold wallet é a sua segurança. Após as configurações iniciais, a Cold Wallet só irá funcionar no seu computador pessoal. Ao mesmo tempo, suas criptomoedas só podem ser acessadas através da sua cold wallet.

Na prática, você estará imune a qualquer ataque hacker já que apenas com acesso a sua cold wallet que, obviamente, sendo um objeto físico esta offline, e acesso ao seu computador pessoal, as criptomoedas podem ser acessadas. É claro, você também precisará cuidar muito bem desse dispositivo, afinal esse será seu único meio de acessar suas criptos, mas a utilização correta de uma cold wallet já elimina a imensa maioria dos problemas de segurança que você poderia enfrentar com criptomoedas, então vale muito a pena.

Cold Wallet na prática

Fazendo uma analogia, podemos dizer que o seu endereço na blockchain (a sua chave pública) seria como o número da sua conta bancária, a sua chave privada seria a senha da conta e a cold wallet seria como o aplicativo do seu banco usado para pagamentos e outras transações.

 

Cold Wallet: Qual a melhor?

 

Usar uma cold wallet é, sem dúvida, o meio mais seguro de armazenar suas criptomoedas, mas apenas se você souber escolher. Há muitas empresas que fabricam hardware wallets ao redor do mundo, muitas delas, inclusive, conseguem oferecer um produto com qualidade bastante razoável e por um preço menor do que o usual em se tratando de cold wallets. O problema é que é razoavelmente comum que essas empresas quebrem em algum momento, geralmente 2 ou 3 anos após a fundação.

O negócio de fabricação e venda de cold wallets é ainda relativamente incipiente – afinal criptomoedas só ganharam mais relevância nos últimos 5 ou 6 anos – e não há um modelo de negócios claro para o sucesso nesse mercado, o que leva muitas empresas iniciantes ao fracasso.

Hardware wallet Ledger

Assim, para garantir que você não terá dores de cabeça armazenando suas criptomoedas em uma wallet de uma empresa que pode parar de existir de uma hora para outra, a melhor solução é escolher as empresas mais antigas do mercado de cold wallet: A Ledger e a Trezor.

As duas wallets oferecem o máximo de segurança em se tratando de cold wallets ao mesmo tempo em que são empresas com muitos anos de atuação, oferecendo uma solidez que as fabricantes menores não conseguem, especialmente no caso da Trezor, que é a fabricante mais antiga de criptomoedas.

Hardware Wallet Trezor T

Em relação modelo espeçífico de wallet recomendável, a trezor model one é o mais antigo e também um pouco mais barato, ficando em algo em torno de 600 a 700 reais. Entretanto, se você possui uma quantidade maior de criptomoedas para armazenar ou simplesmente quer garantir o máximo de segurança, o ideal é comprar uma Trezor model T, o modelo mais recente que vem com todos os protocolos mais avançados de segurança para moedas digitais.

Você pode comprar nas Lojas oficiais da Trezor, mas eu acredito que comprar através da KriptoBR acaba sendo a melhor opção, já que é a única revendedora oficial da trezor no brasil e oferece suporte em português caso haja qualquer problema com a compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *