Uma das principais questões para quem pensa em começar a investir em criptomoedas, seja o bitcoin, ether, ou qualquer outra, é a escolha do modo de armazenar o seu endereço na respectiva blockchain de cada cripto.
Dentre as diferentes opções de wallets de criptomoedas, a opção mais segura – e também a mais cara – é ter uma cold wallet, ou hardware wallet, um dispositivo eletrônico usado para armazenar suas chaves públicas e privadas de modo seguro.
Entretanto, umas das questões mais importantes para o investidor em cripto é saber como escolher uma hardware wallet, pois, afinal, o investimento não será baixo. O Preço, em média, de uma Cold Wallet vai variar entre uns 1.200 reais a 1.400 para comprar uma boa wallet, então é bom que você saiba exatamente como escolher o melhor dispositivo para fazer o armazenamento de criptomoedas totalmente seguras.
O que é cold Wallet (Carteira fria)?
Uma cold wallet, carteira fria ou mesmo usb wallet é basicamente um dispositivo físico eletrônico parecido com um pendrive que aumenta a segurança do armazenamento das suas criptomoedas. É natural que muitas pessoas façam imediatamente uma analogia com uma carteira física e imaginem que esse dispositivo esta fisicamente guardando suas criptomoedas, mas na verdade não é isso que ocorre. As suas moedas digitais não estão no dispositivo em si, mas na respectiva blockchain, e o dispositivo serve para atender a 4 funções básicas:
-
Armazenar suas chaves públicas e chaves privadas em cada blockchain
-
Interagir com a respectiva rede blockchain e iniciar transações
-
Monitorar seu saldo em cada uma das criptomoedas armazenadas
-
Enviar e receber criptomoedas
Além da vantagem de poder centralizar todas as informações e operações em um único local, a grande vantagem das carteiras frias é a sua segurança. Após as configurações iniciais, a Cold Wallet só irá funcionar no seu computador pessoal. Ao mesmo tempo, suas criptomoedas só podem ser acessadas através da sua cold wallet.
Na prática, você estará imune a ataques hacker já que apenas com acesso a sua cold wallet que, obviamente, sendo um objeto físico, estará off line, e acesso ao seu computador pessoal, as criptomoedas podem ser acessadas. É claro, você também precisará cuidar muito bem desse dispositivo, afinal esse será seu único meio de acessar suas criptos, mas a utilização correta de uma cold wallet já elimina a imensa maioria dos problemas de segurança que você poderia enfrentar com criptomoedas e mantêm os seus fundos em segurança, então vale muito a pena.
É importante também guardar as suas palavras sementes (que podem ser 12 ou 24 no total, dependendo do modelo de Cold wallet que você comprar). Essas palavras sementes são a sua forma principal de recuperar suas criptomoedas caso, por qualquer motivo, você perca sua Cold Wallet.
Essas palavras, como o próprio nome já diz, geram as suas chaves privadas ao serem passadas em uma função criptográfica. O processo todo de restauração é bem simples e feito no próprio site oficial da marca da sua cold wallet, mas para isso é absolutamente fundamental que você anote as palavras em um local seguro e que jamais as perca.
Você pode anotar as suas palavras semente em um papel, mas o ideal seja talvez utilizar um cartão de aço com espaço para escrita que também pode ser encontrado a venda na maioria das lojas que vendem diversos tipos de carteiras de criptomoedas.
Cold Wallet: O que é na prática e quais suas vantagens
Fazendo uma analogia, podemos dizer que o seu endereço na blockchain (a sua chave pública) seria como o número da sua conta bancária, a sua chave privada seria a senha da conta e a cold wallet ou, na tradução, carteira fria, seria como o aplicativo do seu banco usado para pagamentos e outras transações.
A principal vantagem de uma Cold Wallet, como já dito, é o alto nível de segurança que você obtêm para guardar seus bitcoins, criptoativos ou quaisquer outros tipos de ativos digitais que façam parte dos seus investimentos.
Essa segurança mais robusta é mais fácil de ser percebida quando comparamos as carteiras frias com as chamadas Hot Wallets, ou carteiras quentes, que são carteiras que armazenam suas chaves públicas e privadas de maneira online, e que você acessa por meio de uma senha.
O que são Carteiras Quentes (Hot wallets)?
Uma Hot Wallet é uma carteira de criptomoedas voltada para guardar pequenas quantidades de bitcoin e outras moedas digitais e cuja principal finalidade é facilitar o uso dessas moedas no seu dia a dia. Esse tipo de carteira digital pode ser entendida literalmente como a sua carteira física que você guarda no bolso todos os dias, só que digital.
Tipos de carteiras quentes
Carteiras de cripto de celular, carteiras de browser como o Metamask, carteiras de desktop como a Exodus, e muitos outros exemplos se encaixam na categoria Hot Wallet. De modo geral, qualquer arteira de criptoativos que esta em conexão com a internet de modo constante pode ser considerada uma carteira quente.
Com esse tipo de wallet você consegue rapidamente acessar suas moedas digitais e realizar um pagamento sem grandes confirmações de segurança e processos que possam tornar o pagamento mais lento.
Essas carteiras são mais práticas de serem utilizadas, mas também estão muito mais sujeitas a ataques de hackers justamente por estarem em um ambiente virtual, em permanente conexão com a internet, abrindo muito mais possibilidades para que hackers tentem descobrir meios de obter suas chaves privadas 24 horas por dia.
É claro que esse não é o tipo mais seguro de carteira, pois o seu enfoque é na praticidade e não na segurança absoluta. Por isso mesmo, assim como você não anda com milhares de reais guardados na sua carteira todos os dias, não se deve guardar na hot wallet uma quantidade muito grande dos seus bitcoins ou outra criptomoeda qualquer. Esse tipo de carteira acaba sendo uma boa introdução para investidores iniciantes mas, mas cedo ou mais tarde, você deve arrumar também uma cold wallet para valores maiores.
O que são Paper wallets?
Outro tipo de carteira de criptomoedas é a Paper wallet, que basicamente se refere a anotar em uma folha de papel a sua chave pública e chaves privada.
Essa é uma forma de armazenamento bastante simples para o usuário e que possui a vantagem de, assim como uma carteira fria, manter os suas chaves privadas de modo off line, utilizando online apenas no momento de acesso as suas moedas. Isso torna a utilização de uma cold wallet mais segura do que o sistema financeiro tradicional.
O grande risco aqui é que você pode simplesmente perder o papel, alguém pode jogar fora sem saber do que se trata ou mesmo o papel pode ser corroído com o tempo, tornando a paper wallet uma das formas menos indicadas para quem quer armazenar suas criptos a longo prazo, como quem faz Buy and Hold, por exemplo.
Assim, para quem esta sério sobre os seus investimentos e pretende levar isso para o longo prazo, o melhor tipo de carteira digital é mesmo a Cold Wallet.
Vale a pena pagar um pouco mais caro em troca de segurança quando estamos falando de valores mais altos e qualquer investidor sério saberá reconhecer isso.
Cold Wallet: Qual a melhor?
Usar uma cold wallet é, sem dúvida, o meio mais seguro de armazenar suas criptomoedas, mas apenas se você souber escolher. Há muitas empresas que fabricam hardware wallets ao redor do mundo, muitas delas, inclusive, conseguem oferecer um produto com qualidade bastante razoável e por um preço menor do que o usual em se tratando de cold wallets. O problema é que é razoavelmente comum que essas empresas quebrem em algum momento, geralmente 2 ou 3 anos após a fundação.
O negócio de fabricação e venda de cold wallets é ainda relativamente incipiente – afinal criptomoedas só ganharam mais relevância nos últimos 5 ou 6 anos – e não há um modelo de negócios claro para o sucesso nesse mercado, o que leva muitas empresas iniciantes ao fracasso.
Tipos de Cold Wallet
Assim, para garantir que você não terá dores de cabeça armazenando suas criptomoedas em uma wallet de uma empresa que pode parar de existir de uma hora para outra, a melhor solução é escolher as empresas mais antigas do mercado de cold wallet: A Ledger e a Trezor.
As duas wallets oferecem o máximo de segurança em se tratando de cold wallets ao mesmo tempo em que são empresas com muitos anos de atuação, oferecendo uma solidez que as fabricantes menores não conseguem, especialmente no caso da Trezor, que é a fabricante mais antiga de criptomoedas.
Onde comprar uma Cold Wallet? Qual o Preço?
Em relação modelo específico de wallet recomendável e seus preços, a trezor model one é o mais antigo e também um pouco mais barato, ficando em algo em torno de 500 a 700 reais.
Trezor
Entretanto, se você possui uma quantidade maior de criptomoedas para armazenar ou simplesmente quer garantir o máximo de segurança, o ideal é comprar uma Trezor model T, o modelo mais recente que vem com todos os protocolos mais avançados de segurança para moedas digitais.
Nesse caso o preço vai ficar mais próximo de 1.900 a 2.000 reais.
Ledger
A Ledger também possui uma precificação semelhante. Seu modelo mais barato, o Nano S, fica em torno dos 600 reais. Já o modelo mais robusto, o Nano X, fica um pouco mais caro, podendo chegar a 1.400 reais.
Tanto a Trezor quanto a Ledger possuem um sistema bastante intuitivo, sendo relativamente fácil aprender a mexer nas duas, de modo que seus usuários não precisam ter maiores preocupações com relação ao seu uso.
Você pode comprar nas Lojas oficiais da Trezor ou da Ledger, mas eu acredito que comprar através da KriptoBR acaba sendo a melhor opção, já que é a única revendedora oficial da trezor e da Ledger no brasil e oferece suporte em português caso haja qualquer problema com a compra, o que é uma segurança extra e muito desejável.
Não se esqueça de armazenar com segurança suas seed phrases
Outra compra interessante, já que você estará investindo em uma cold wallet, é comprar um cartão de aço onde você pode escrever suas 12, ou 24 – dependendo da Wallet – palavras semente. Esse é o método mais seguro de armazenamento das suas palavras semente, que serão essenciais caso você perca a sua carteira.
Você também pode encontrar esse cartão a venda na KriptoBr.