Como minerar Dogecoin?

Você pode ter conhecido a Dogecoin como um meme ou brincadeira, contudo ela ganhou popularidade graças ao Elon Musk, dono da Tesla. A partir de então esta moeda acabou ganhando uma base com um número de usuários significativo.

Um atrativo bem interessante para quem está afim de minerar esta moeda, é que ela, ao contrário do Bitcoin que possui um fornecimento finito de 21 milhões de unidades anual, não tem este tipo de limitação.

Contudo, para minerar é importante que você tenha uma carteira que armazene seus lucros. Você pode obter a Dogecoin Core fazendo o download no site dogecoin.com, ou utilizar outra online adequada que este mesmo site indique.

Como minerar dogecoin

Como é o processo de mineração?

Antes de mostrarmos como minerar a Dogecoin, é válido explicarmos do que se trata o processo de mineração das criptomoedas. A mineração é o processo da validação das transações que ocorrem na blockchain das criptomoedas.

Dessa maneira você insere novas transações na blockchain, que funciona como uma espécie de livro razão mostrando todas as transações realizadas até então, e este processo é guiado pelo protocolo de consenso daquela blockchain. O processo ocorre conforme os mineradores validam as transações nas blockchains por meio de seus computadores.

Com os computadores ligados à rede, soluções matemáticas muito complexas devem ser encontradas para validar a transação, e isso é chamado de hash. Quando um hash é solucionado, os mineradores são recompensados pelo seu tempo e por terem emprestado seus computadores para esta atividade, recebendo tokens da Dogecoin. Esse protocolo de consenso é chamado de proof-of-work e é o mesmo protocolo do bitcoin.

 

Como minerar Dogecoin?

Como já citamos, para minerar as Dogecoins, é necessário seguir o protocolo (proof of work) e solucionar a equação matemática que valida as transações. Dessa forma haverá uma recompensa.

E como também já explicado, não há limite no fornecimento de tokens, dessa maneira a inserção de novas moedas no mercado através da mineração é, em teoria, infinita.

Formas de minerar

Existem duas maneiras básicas de realizar a mineração: sozinho, também conhecido como solo, ou através dos pools de mineração. Vale ressaltar que para minerar é importante ter um bom computador, com processamento potente, além de softwares específicos. Confira:

  • CPU (Unidade Central de Processamento): Este é o processador principal do computador, e seu poder quando comparado à de uma GPU é bem menor, principalmente para mineração. Portanto se você não possui uma placa gráfica, considere a compra antes de começar a minerar.

 

  • GPU (Unidade de Processamento Gráfico): Essa é a unidade que faz o processamento dos gráficos, muito utilizada em jogos e softwares de renderização.

 

Antes de comprar a placa de vídeo, faça uma boa pesquisa no mercado, para ver o custo benefício dos modelos.

Existem hardwares específicos, criados apenas para a mineração. Um dos mais conhecidos é o Scrypt ASIC Miner, contudo este é um equipamento caro e que demanda uma maior observação na temperatura e refrigeração do computador.

Outras opções ao Scrypt ASIC Miner são o Bitmain Antminer L3, o Terminator A2 Innosilicon, e o BW L21 Scrypt Miner.

E agora é só você montar sua máquina e começar a minerar! Vale lembrar que é sempre importante considerar os gastos antes de começar qualquer atividade!

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.