Como proteger seu Bitcoin: 5 dicas de segurança!

Um dos conceitos mais interessantes do Bitcoin é o fato de que você é o responsável pelas suas moedas. Muitos gostam do conforto dos bancos, entretanto, é fácil notar que isso vem com um custo em dinheiro e em perda de privacidade.

Quem de fato deseja ter bons resultados no longo prazo precisa pensar em opções de criptomoedas que evitem toda esta burocracia. Claro, tudo ainda vai exigir de você muito cuidado, pesquisa e atenção para não correr grandes riscos.

Por isso, estamos aqui hoje com 5 dicas de segurança sobre como proteger seu Bitcoin. Tudo para que você consiga trabalhar de uma maneira mais segura e coerente no seu dia a dia.

Como proteger seu Bitcoin 5 dicas de segurança

Como proteger seu Bitcoin: 5 dicas de segurança!

Lembrando que novas ameaças e ataques podem aparecer, então esteja sempre ligado para novos conteúdos. Assim podemos te ajudar com conhecimento fresco e bastante eficiente.

 

1 – Corretora não é carteira

Embora possam haver corretoras de boa fama por aí, a grande verdade é que não é uma boa ideia deixar as suas moedas em uma corretora. Mesmo que ela prometa que o que você tem é uma carteira.

O fato é que muitas vezes, se algo dá errado e a corretora sofre um ataque, ou se a mesma acabar quebrando, você é quem sai prejudicado.

Então evite sempre deixar as suas moedas dentro da carteira da corretora. Após fazer as transações necessárias, tente mandar o que for possível para a sua carteira pessoal.

 

2 – Verifique os links

Uma técnica muito complicada hoje em dia é o phishing. Nela, algum agente mal intencionado acaba por utilizar um site falso de alguma agência, principalmente corretora de criptomoedas que é idêntico ao original.

Assim, quando você insere seus dados, acaba infelizmente entregando tudo de bandeja para aproveitadores. Para resolver a situação o melhor a ser feito é sempre checar o símbolo de cadeado à esquerda da URL do site.

E claro, veja se o link não é muito suspeito e se você de fato não está recebendo requisições de informações demais não necessárias.

 

3 – Use autenticação em múltiplas etapas

Foi-se o tempo em que era possível simplesmente colocar uma senha simples e você estava seguro. Hoje em dia é possível de fato encontrar dezenas de chances de fazer com que isto seja burlado.

Então, ative uma autenticação em mais de uma etapa, normalmente recebendo um código de verificação por celular ou email.

 

4 – Use uma carteira fria para grandes quantias

Algo que dificilmente vão tentar fazer é invadir fisicamente sua casa para roubar sua carteira de Bitcoin. Então, uma maneira segura de guardar grandes quantias é através de uma cold wallet.

Normalmente você pode anotar sua chave privada em um pedaço de papel e esconder, ou mesmo apostar em um equipamento de hardware mais eficiente.

 

5 – Não confunda chave privada e pública

Um dos golpes mais antigos de toda a rede do Bitcoin é confundir os incautos para que entreguem a sua chave privada. Isto é realmente um grande problema e já fez com que muitas pessoas acabassem perdendo tudo.

O fato é que este problema costuma ocorrer em ambientes que permitem a transação P2P. Por isso, sempre se mantenha alerta contra a situação, evitando ao máximo entregar informações que são desnecessárias.

 

Considerações finais

Como você pode ver, a segurança dos seus Bitcoins está primariamente em suas mãos. Se você quiser se manter seguro no mundo as criptomoedas, então é bom que você comece a prestar atenção nestas dicas.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.