DODO DEX: O que é? Como funciona?

Nos últimos anos fomos surpreendidos com uma série de aplicações baseadas na blockchain e no conceito de criptomoedas.

As próprias exchanges descentralizadas acabaram por ser um sinal incrível de evolução onde é possível encontrar meios de fazer transações seguras sem precisar de um terceiro intermediário como bancos ou corretoras tradicionais..

O sigilo e a confiança podem ser utilizados de maneira tranquila, e muitos ainda entendem que é possível encontrar várias outras funcionalidades.

Mas é normal que a pessoa fique um pouco confusa quando o assunto são protocolos e semelhantes. Sendo assim, resolvemos falar um pouco hoje sobre o que é DODO DEX, que é uma plataforma muito popular do ecossistema Ethereum e da Binance Smart Chain.

DODO DEX

DODO DEX: O que é? Como funciona?

Primeiramente é importante dizer que a DODO é uma exchange descentralizada, e o DODO DEX é um protocolo de DeFi que permite os pools de liquidez desta exchange, evitando problemas de slippage.

Slippage é um problema causado pela demora do momento em que uma ordem é lançada na corretora até que se ache uma contraparte para a operação e esta seja concretizada, o que pode fazer com que o preço varie e o negócio se torne pouco lucrativo.

Estes pools de liquidez servem para substituir a necessidade de achar uma contraparte para cada operação lançada, assim garantindo que haja uma transação quase instantânea.

Diferente da maioria dos protocolos semelhantes, a DODO DEX utiliza o método de Proactive Market Marker (PMM).

Alguns dos principais serviços que podemos encontrar na corretora são:

  • Crowd pooling;
  • Alocações de IDO;
  • Mineração de trader;
  • Cofres NFT;
  • DODO vending machines;
  • Pool de liquidez privada.

Um dos grandes diferenciais que nós podemos encontrar no seu sistema PMM é a formação de preços de oráculos da Chainlink, que faz com que não haja uma grande variação de preço desta exchange para as outras, já que por meio do sistema de oráculo o sistema consegue captar informações externas à própria plataforma.

Além disso, este é um excelente lugar para fazer staking das suas moedas e garantir um ótimo retorno.

Os vaults de NFT permitem que muitos usuários possam criar NFTs ou mesmo guardá-las em seus baús por segurança. É excelente para se fazer uma precificação e garantir mais segurança dentro do mercado.

Há também um marketplace de NFT’s, no qual, além de negociar o nft inteiro, é possível também que um NFT seja fracionado e que mais pessoas tenham acesso ao mesmo, sendo um dos meios mais fáceis de investir em NFT’s caso você não tenha muito capital.

A exchange também permite fazer uma espécie de mineração, onde cada pessoa pode receber até 3 tokens por bloco minerado. Tudo o que a pessoa precisa fazer é participar dos pools de liquidez para conseguir encontrar os primeiros resultados.

 

Considerações finais

Como você pode ver, o DODO DEX é um protocolo incrível que garante uma enorme liquidez e segurança para sistemas importantes do mercado cripto. Sua estrutura acaba sendo essencial para a corretora descentralizada DODO, entregando assim várias operações com muito mais agilidade e garantindo o menor slippage possível.

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.