Dúvidas frequentes sobre o Tesouro Direto

O post de hoje tem o objetivo de esclarecer as dúvidas mais comuns e recorrentes entre as pessoas que querem, mas ainda não sabem muito bem como investir no tesouro direto e nem o que fazer para conseguir iniciar esse investimento. Já fizemos alguns outros posts aqui no blog que falam sobre isso e até ensinam o que fazer, mas as dúvidas ainda são frequentes.

uma imagem sobre dúvidas em investimento

Qual o valor mínimo para eu começar a investir no Tesouro Direto?

Você pode comprar títulos público com valores a partir de apenas R$30,00, de acordo com a nova tabela publicada no próprio site do Tesouro Direto, ou seja, qualquer pessoa que tenha esse valor disponível pode investir.

A que horas eu posso investir?

O horário de funcionamento do Tesouro Direto é de segunda à sexta, das 09:30 às 18:00. Se você tentar investir antes ou depois desse horário, aparecerá uma mensagem dizendo que está indisponível, pois o mercado estará fechado nesse determinado horário. Para vender títulos, você até pode comercializar depois das 18:00 e até nos finais de semana, mas você vai pegar a taxa correspondente ao dia útil seguinte, e dependendo do tipo do seu título, você pode acabar perdendo dinheiro.

Quantas vezes eu posso investir no Tesouro Direto?

Quantas você quiser. O Tesouro Direto te deixa livre pra decidir como investir. Você pode investir seu dinheiro todo de uma vez ou então investir mensalmente, como explicamos em outro artigo aqui do blog sobre Tesouro Direto. Lembre-se que não existe uma opção melhor e tudo depende do seu objetivo com o dinheiro investido, mas o ideal é que você mantenha uma frequência, pois quanto mais você investe, mais você aumenta seus rendimentos.

O Tesouro Direto rende mais que a poupança?

Sim. Como a poupança rende abaixo da inflação, seu dinheiro desvaloriza, então não é um bom negócio deixar o seu dinheiro parado lá. Então, se você tem dinheiro guardado na poupança e acha que é um bom investimento, invista em títulos públicos do Tesouro Direto, pois eles vão render muito mais.

É preciso declarar imposto de renda?

Depende. Se você for isento do imposto de renda, não, mas se você declarar imposto de renda, os seus investimentos em tesouro direto precisarão constar na sua declaração. O tesouro direto é taxado pelo imposto de renda, então se você declara imposto, vai precisar incluir o tesouro direto nele.

Esses são os principais questionamentos das pessoas que querem investir no Tesouro Direto. Para começar, indicamos que você estude bastante para entender como tudo funciona e leia alguns dos nossos posts anteriores que vão te esclarecer mais e melhor sobre esse assunto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *