Electrum Wallet: É confiável?

Seja você um investidor experiente no mercado de criptomoedas ou apenas um iniciante, ambos sabem a importância de uma carteira cripto nesse segmento. A pergunta é: Qual carteira escolher?

Afinal, a carteira deve ser segura e prática, atendendo assim às principais necessidades do usuário. No mercado existem vários tipos de carteira, como as hot wallets e as cold wallets, e dentro destes tipos ainda temos subdivisões, mas hoje analisaremos a Electrum.

A Electrum é uma hot wallet que está disponível para smartphones e computadores e foi lançada em 2011, sendo então uma das carteiras de criptomoedas pioneiras do mercado. Se você quer saber mais sobre essa carteira, continue com a gente!

Ethereum Wallet

Electrum Wallet: É confiável?

Fundada por Thomas Voegtlin, a Electrum surgiu em 2011 com a premissa de armazenar Bitcoins de maneira prática e segura. A Electrum possui código aberto e em 2019 foi implantado o lightning payment na carteira, feito por meio da lightning network desenvolvida sobre a blockchain do bitcoin, que tornou as transações de Bitcoin mais ágeis e com custo menor através da carteira.

Como citado, a Electrum está disponível para smartphones e computadores e pode ser baixada tanto no site electrum.org para as versões Python, Linux, Windows e MacOS, e nas lojas de aplicativos de celulares para Android.

Vale ressaltar que a Electrum suporta apenas um tipo de criptomoeda: o Bitcoin. Portanto se você está buscando uma carteira que suporte vários tipos de tokens e moedas, a Electrum não é para você.

 

Aspectos principais da Electrum

Apesar da Electrum ser uma carteira projetada para apenas um tipo de criptomoeda, e ser uma hot wallet, ou seja, uma carteira conectada à internet e por este motivo estar mais suscetível a ataques, ela possui vários pontos positivos.

  • Como dito, a Electrum possui código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode avaliar o código e verificar bugs ou falhas na segurança.
  • A Electrum recebe os dados da blockchain através de um servidor, o que tira a necessidade dos usuários baixarem todo o blockchain. Isso também garante que o usuário tenha total controle de suas chaves privadas, pois elas não ficam armazenadas no servidor, e isso garante mais segurança.
  • A Electrum também não armazena informações do usuário no servidor, o que diminui as chances de roubo de informação.
  • Outro ponto interessante é que a Electrum calcula as taxas a serem pagas antes de que qualquer transação seja concluída, além de dar opções de transações mais rápidas ou lentas.

Isso significa que, transações mais curtas serão processadas com menos blocos, enquanto as mais longas em mais blocos, e isso significa que as transações mais curtas tem um custo mais elevado.

 

Vale a pena usar a Electrum?

Se você busca uma carteira para fazer transações com Bitcoin com regularidade, essa é a carteira para você. Entretanto, se você busca uma carteira que tenha altcoins, para poder armazenar suas variadas moedas, a Electrum não é para você.

E é isso! Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre e a Electrum, e claro, não deixe de nos seguir para ficar por dentro das notícias sobre o mundo das criptomoedas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.