Ethereum Classic: Vale a pena?

O mercado financeiro está em constante mudança e evolução. Com a popularização da internet e das redes sociais, novos mercados foram criados e o mercado financeiro não ficou de fora. Um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos foi o mercado das criptomoedas.

Mas, o que são criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais criadas para funcionar como meio de pagamento, para prover serviços financeiros de modo descentralizado, no lugar de grandes bancos (DEFI), ou para fomentar a economia de jogos (Gamecoins). Elas são criadas e gerenciadas por uma rede de computadores distribuídos, a blockchain, o que torna impossível para qualquer governo ou instituição central controlá-las.

As criptomoedas estão se tornando cada vez mais populares e valiosas. Um dos principais motivos para isso é que elas oferecem muitas vantagens em relação às moedas tradicionais.

 

Vantagens das criptomoedas

Uma das principais vantagens das criptomoedas é a segurança. As transações são criptografadas e, assim, protegidas contra fraudes. Além disso, as criptomoedas são anônimas. Algumas criptos são até mesmo privadas, sendo impossível saber quem transacionou e até mesmo o que transacionou, sua quantidade, etc. como é o caso da Monero.

Outra vantagem é a descentralização. Como as criptomoedas são gerenciadas por uma rede de computadores distribuídos, não há nenhum ponto central de controle. Isso significa que elas são mais resistentes à manipulação política e às intervenções governamentais.

As criptomoedas também são mais eficientes do que as moedas tradicionais. As transações são processadas em questão de segundos, dependendo da cripto, enquanto as transações tradicionais podem levar dias ou até semanas para serem finalizadas.

Além disso, as criptomoedas são mais baratas. Como elas são processadas online, não há custos com impressão, envio ou armazenamento.

As criptomoedas têm muitas vantagens e, com o tempo, elas só tendem a se tornar mais populares e valiosas. A Ethereum Classic é uma das principais criptomoedas e oferece todas as vantagens apresentadas acima.

Ethereum Classic

 

Entendendo o Ethereum Classic

O Ethereum Classic é a variação inicial do Ethereum, que fica em segundo lugar como criptomoeda mais popular do mundo, perdendo apenas para o bitcoin. E, embora tenha passado por algumas atualizações de software, o Ethereum Classic possui um problema na escalabilidade do sistema de pagamento.

Outro ponto negativo da moeda é que ela já sofreu com ataques de hackers e com isso, milhões foram roubados. Justamente em função desse ataque, a rede fez um Hard Fork, que acabou originando a Ethereum atual.

Ao comparar as duas moedas, a Ethereum possui um mercado muito maior, com 117,3 milhões de ETH em circulação e um valor de mercado superior a 373 bilhões de dólares.

Já a Ethereum Classic tem cerca de 129,5 milhões de moedas, no entanto sua capitalização de mercado é de 6,2 bilhões de dólares.

A divisão não foi muito benéfica para a ETC, mas isso não quer dizer que ela seja uma moeda ruim e deva ser descartada. Ela faz uso dos mesmos contratos inteligentes da ETH, e no ano passado ela possuiu uma boa alta no mercado, quase dobrando de valor.

Outro ponto que vale a pena ser citado é que a ETC provavelmente terá futuras parcerias que ajudarão a resolver o citado problema de escalabilidade. Além disso, a Ethereum Classic tem se mostrado como uma alternativa para quem investia em Ethereum mas não acredita na mudança do protocolo desta cripto do proof-of-work, menos escalável porem mais seguro e descentralizado, para o Proof-of-stake, mais rápido, barato, mas com potenciais problemas de centralização excessiva dos validadores nas mãos de alguns poucos players.

Portanto, talvez a questão central a decidir se vale a pena Investir na Ethereum Classic depende mais do investidor. Quem é mais idealista e acredita que as criptomoedas devem se manter tão descentralizadas quanto possível, provavelmente vai preferir a Ethereum Classic, ou ao menos vai preferir estar exposto a essa criptomoeda em alguma medida. De fato, a transição do Ethereum pra proof-of -stake é recente e só o tempo dirá se essa cripto não pode acabar sendo sequestrada pelos grandes bancos e fundos de investimento, já que seu nível de descentralização não é tão sólido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.