Ethereum é melhor que Bitcoin?

O Bitcoin é a maior criptomoeda do mercado, seguido pela Ethereum. Contudo, elas possuem diferenças tecnológicas que fazem com que o seu uso seja um pouco diferente.

Apesar de ambas utilizarem a tecnologia blockchain, permitirem mineração e serem totalmente descentralizadas, suas semelhanças terminam aí. No artigo de hoje veremos as diferenças entre as criptomoedas Ethereum e Bitcoin, e se uma é realmente melhor do que a outra. Confira!

Ethereum é melhor que bitcoin?

Ethereum é melhor que Bitcoin?

Para fazer uma comparação mais justa, primeiramente vamos ver como funcionam as duas criptomoedas.

Bitcoin

Criada em 2008 e lançada no início de 2009, o Bitcoin é a primeira criptomoeda do mercado, e conta com uma estrutura muito funcional. O Bitcoin foi criado para possibilitar  o pagamento por serviços e bens, além de poder ser uma reserva de valor devido à sua sólida política monetária.

O Bitcoin utiliza uma versão mais simplificada do banco de dados blockchain, que armazena o mínimo de informações possível. Confira algumas das principais características do Bitcoin:

  • Tem um limite fixo de 21 milhões de moedas emitidas;
  • A segurança do Bitcoin é feita pelos mineradores da comunidade, o que exige um alto gasto de energia;
  • Busca ser escalável através de camadas independentes, desta forma elas não interferem no trabalho da blockchain;
  • Os dados são transmitidos não só por internet, mas por satélite e rádio por seus usuários;
  • Sua política monetária se mantém intacta, com uma redução programada na emissão a cada 4 anos.

Resumindo, o Bitcoin busca ter uma base mais sólida, sem mudanças nas suas normas e no limite de emissão, o que garante upgrades retrocompatíveis.

 

Ethereum

Tanto o Bitcoin como a Ethereum tem funções básicas de transferência e segurança. Contudo, a rede Ethereum é capaz de executar programas automaticamente. Isso é possível por que a Ethereum é uma plataforma desenvolvida para executar aplicativos sem um coordenador central. Vejamos algumas características da Ethereum:

  • Diferente do Bitcoin, na Ethereum não há limite de emissão de tokens ETH;
  • Possibilita a execução de contratos inteligentes (os smart contracts), conhecidos também por contratos auto-executáveis;
  • Já teve sua política monetária alterada várias vezes;

 

Diferenças entre as duas criptomoedas

Agora que já conhecemos um pouco das principais características das duas moedas, vamos entender o que as torna diferentes.

  • A confirmação das transações na rede Ethereum é muito mais rápida, além de permitir a execução dos contratos inteligentes;
  • A Ethereum foi uma plataforma criada pensando nos dApps (aplicativos descentralizados), e conta com diversos deles rodando na rede em sua forma nativa;
  • O Bitcoin possui uma segunda camada de transações instantâneas e de custo zero, a Lightning Network;
  • Aplicações na plataforma Bitcoin só são possíveis pelas sidechains, que são redes paralelas.

 

Mas afinal, a Ethereum é melhor?

Ambas as moedas estão em estágio inicial de adoção e possuem propostas bastante diferentes, portanto todas as duas tem um potencial enorme.

A Ethereum vem crescendo muito, inclusive com países adotando-o como moeda de uso corrente, como El Salvador, o que mostra seu potencial de crescimento. Como dito, ambas moedas são fortes, o que torna difícil fazer previsões para um futuro distante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.