Mineração de Bitcoin no celular: É possível?

Um dos grandes destaques do Bitcoin é a sua maneira única de registrar transações e garantir que as pessoas envolvidas tenham seus dados seguros na blockchain. Com certeza a blockchain é hoje o protocolo mais confiável e seguro que existe.

Mas para motivar as pessoas a participarem de um ecossistema tão vibrante, mas que exige muita capacidade de processamento, acabou sendo necessária uma recompensa. E é exatamente por isso que existe o termo mineração.

Assim, todos os que estão envolvidos com a blockchain e que conseguem registrar blocos acabam de fato com uma pequena quantidade de Bitcoins novos como recompensa. Este valor realmente é interessante, pois poucas minerações podem deixar alguém milionário se estivermos em uma mercado de alta.

Mas para que tudo seja feito de maneira organizada e os blocos sejam minerados em um tempo aceitável, foi criado o conceito PoW, ou proof of work (prova de trabalho), onde um problema matemático é proposto e os primeiros a resolverem validam a transação e, caso essa transação feche um bloco, então o minerador responsável ou grupo de mineradores recebe a recompensa, que atualmente esta em 6,25 BTC por bloco.

A dificuldade do problema é muito variável, e pessoas do mundo todo utilizam verdadeiras “fazendas” de mineração para conseguir seu lugar ao sol.

O que leva a pergunta: “Eu consigo minerar Bitcoin com o equipamento que eu tenho em casa?”, ou melhor “Mineração de Bitcoin no celular: é possível?”.

Hoje gostaríamos de debater mais este tema para que você se sinta um tanto quanto confortável.

Vamos conferir?

Mineração de bitcoin no celular: é possível?

Mineração de Bitcoin no celular: É possível?

Então, primeiramente é importante pensar que para minerar diretamente no seu celular ou outro dispositivo, você precisaria de uma memória muito grande, até porque um nodo de Bitcoin com todas as transações pode acabar com mais de 200 GB de informação.

E quanto mais você recorre a mídias lentas, como pendrives ou HDs, mais lento fica o processo de mineração.

Dificilmente um celular normal teria a capacidade de minerar sozinho. Sem contar o fato de que você ainda teria muito pouco poder de processamento se comparado a grandes empresas com milhões de computadores ASICs, que são totalmente voltados a esta tarefa.

A boa notícia é que o problema matemático de hashing do PoW acaba sendo aleatório. Então se você conseguisse ainda assim colocar todos esses pontos em prática, seria possível ter uma rara chance de minerar um bloco, rara chance.

 

Pools de mineração

Mas existe uma opção possível que é a mineração em pools. Basicamente você irá instalar um programa e irá “emprestar” sua capacidade de processamento para um grupo de outros mineradores.

Isto faz com que todos juntos tenham uma capacidade muito maior de processamento e possam acabar tendo mais chances de minerar um bloco. Quando isto acontece você irá receber uma pequena parte do prêmio, proporcional a sua contribuição.

Um problema que você precisa ficar atento é no fato de que talvez a porção seja tão pequena e tão rara que ainda assim não pague os seus custos de eletricidade de carregar o celular toda hora.

Não há uma conta mágica a ser feita, mas vale a pena pensar nesta opção.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Qualquer outra dúvida sobre o tema estamos à disposição.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.