O que é a 1inch? Será que vale a pena?

Em um cenário com tantas corretoras descentralizadas como a Uniswap, PancakeSwap, SushiSwap, QuickSwap, Kyber Network e muitas outras, as vezes é fácil ficar confuso e não saber exatamente qual a melhor opção de DEX para utilizar na hora de realizar os seus trades de criptomoeda.

Felizmente, existe a 1inch, um protocolo revolucionário construído por meio de smart contracts na Ethereum que atua como um agregador de DEX, procurando a melhor e mais eficiente rota para realizar qualquer trade, economizando taxas de gas e conseguindo o melhor rate de conversão entre duas criptos.

Para quem é fã de artes marciais é necessário dizer que sim, o nome 1inch vem de 1 inch punch, o famoso soco de 1 polegada de Bruce Lee, desenvolvido para ser um ataque que unisse o máximo de simplicidade com o máximo de potência, valores que a 1inch busca trazer para o mundo Defi.

Bruce Lee 1 inch punch
Estátua de Bruce Lee em Hong Kong

Vamos ver agora como a 1inch faz isso

 

Como funciona a 1inch?

 

O protocolo 1inch tem basicamente duas formas de atuação: Como agregador de DEX’s da Ethereum e como Automated Market Maker, ou AMM.

Como agregador de DEX’s, a 1inch utiliza 3 critérios para selecionar a melhor rota para um trade: Preço, Liquidez e slippage, que seria a “derrapagem” entre o valor de entrada sinalizado pelo computador e o valor real de execução do trade; em geral esse valor já é previsto e vai varia entre 0.05-1% dependendo da corretora e das criptos que estão sendo negociadas.

Comparando esses critérios em mais de 66 DEX inclusas no seu protocolo, a 1inch então separa aquele trade em diversos trades menores, cada um realizado por uma corretora descentralizada diferente, de modo a obter o máximo de eficiência de preço de taxas de gás.

Em alguns casos isso também pode ser necessário se se tratar de uma criptomoeda alternativa mais rara, para a qual, dependendo do tamanho da ordem, não haverá volume de negociação suficiente em uma única DEX.

Para utilizar o 1inch, a primeira coisa é ir para app.1inch.io e conectar a sua carteira, dentre as diversas opções oferecidas.

1 inch como funciona

Pela sua simplicidade, uma das melhores opções é utilizar a Metamask, mas qualquer uma dessas serve. Após conectar sua carteira de escolha, é hora de iniciar seus primeiros trades, lembrando que você sempre precisará de um quantia de ether na carteira além da cripto que você quer trocar, para poder pagar as taxas de gás da rede.

1 inch criptomoeda

Neste exemplo, trocaríamos 25 Chainlink por cerca de 1.5 Aave a um custo de gás equivalente a U$ 11.19. Na aba debaixo, você pode também selecionar a opção “Lowest Gas” que te dará a rota que economiza o máximo em taxas de gás, entretanto, você tende a ter uma taxa de conversão menos favorável entre as duas criptos.

Pode ser uma opção interessante para quem esta fazendo trade com um volume menor, para os quais as taxas de gas da ethereum podem comer uma boa fatia do montante aplicado. A medida em que seu volume de trade aumentar, essa opção valerá menos a pena, já que o melhor com um volume grande é ter uma taxa de conversão mais favorável entre as criptos que você quer trocar. Seja qual for a opção que você escolher, você precisrá conceder permissão a 1inch para utilizar seu token através do smart contract da plataforma, o que é feito com o simples clique de um botão. Esse mesmo processo de autorização é realizado sempre que você deseja fazer swap com um determinado token pela primeira vez.

1INCH Preço

Uma vez dada a permissão, basta clicar no botão “SWAP token”. Uma vez confirmado o trade, uma janela da metamask (Ou seja qual for a wallet que você usar), vai abrir para que você assine a transação e pronto, o trade será feito dentro de alguns poucos minutos.

Além de agregadora de DEX’s, como falamos, a 1inch também é um atomated market maker (AMM), ou seja, ela possui um protocolo próprio para facilitar a negociação de pares de criptomoedas.

O protocolo AMM da 1inch é baseado na Equação invariante de produto constante. Sim, isso parece complexo, mas tudo o que você precisa entender para poder utilizar a 1inch é que essa equação é utilizada para precificar os possíveis swaps entre criptos dentro da pool de liquidez da 1inch (A taxa de conversão de uma cripto em outra), de modo que o produto do número total de tokens na pool é igual a uma constante, garantindo uma estabilidade e liquidez ao sistema.

 

A criptomoeda da 1inch: O token 1INCH

 

A 1Inch, assim como muitas outras DEX, também possui o seu próprio token de governança, que leva o mesmo nome da corretora descentralizada. A Maior utilidade do token 1INCH é o direito de votar nas propostas de mudança e novos desenvolvimentos da rede, especialmente para:

Taxas dos provedores de liquidez da rede

Taxa de impacto no preço

Recompensas de governança – Para quem faz o staking de 1inch para votar na rede

Além de muitas outras questões.

O interessante sobre a governança da 1inch é que os usuários podem votar em melhorias para o sistema que irão atrair novos usuários e, assim coletar mais taxas de transação, que estão diretamente ligadas ao retorno % recebido pelos holders de 1INCH que fazem staking na rede para participar da governança. Por isso tokens de governança podem ser tão valiosos, gerando ganhos tanto pela sua valorização quanto pelo aumento progressivo no retorno sobre a quantia em staking a medida em que a 1inch cresce.

 

1INCH: Gráfico e preço

 

O token 1INCH é recente, tendo sido lançado no final do ano de 2020, a um preço de mais ou menos 6 dólares. De lá para cá chegou a um pico de 37 dólares e, atualmente, esta em cerca de 11 dólares. Veja o gráfico:

1inch preço

 

Para acompanhar a atualização em tempo real da 1INCH, clique aqui.

Já para quem quer comprar 1INCH, o modo mais fácil é pela própria 1inch ou, se preferir, pela Binance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *