O que é a Binance Smart Chain?

A primeira blockchain da Binance era a Binance Chain, cuja função era tornar as transações mais práticas e rápidas, contudo ela não possuía função para os smart contracts (os conhecidos contratos inteligentes) nem forte programabilidade.

Para isso criaram a Binance Smart Chain, ou BSC, que funciona em paralelo com a Binance Chain. A BSC possui função de smart contract, além de ser compatível com a Ethereum Virtual Machine.

Dessa forma os dApps baseados em Ethereum podem ser rodados normalmente. Isso facilita o trabalho dos desenvolvedores, que querem trazer seus projetos do Ethereum para a Binance.

Binance Smart Chain

O que é a Binance Smart Chain?

A Binance Smart Chain é uma blockchain independente mas não funciona como uma solução de escalabilidade fora da cadeia ou como segunda camada, mas mesmo assim possui um tempo de rede rápido, de aproximadamente 3 segundos.

Como o BNB não é inflacionário, diferente do Bitcoin ou outras moedas, não existe recompensa por criação de blocos através do BNB. Porém, os validadores podem manter os BNBs que tem em em staking para manter a rede,recebendo uma espécie de “renda fixa” sobre o capital por meio da distribuição de parte das taxas cobradas na rede dos usuários.

Além do que, a oferta de tokens BNB diminui com o passar do tempo, isso porque a equipe da Binance “queima” as moedas periodicamente.

 

Troca de nome da blockchain

A Binance Smart Chain, ou BSC Chain, atualmente foi renomeada para BNB Chain. Isso ocorreu porque a empresa queria que o token da plataforma ganhasse mais força, afinal o BNB é o token nativo da blockchain.

Agora a BNB é feita de duas partes, a BNB Beacon Chain (conhecida anteriormente por Binance Chain), e a BNB Smart Chain, antiga BSC.

A BNB Chain é compatível com a EVM (Ethereum Virtual Machine), onde os smart contracts são executados, além de servir também como hub de acesso para outras blockchains.

Esse projeto recebeu algumas críticas por ser mais centralizado, afinal a Binance perdeu parte de sua descentralização para competir com a Ethereum na busca por tempos de transação mais rápido.

A BNB Chain também será mais eficiente, uma vez que terá seu número de validadores aumentado, passando de 21 para 41 validadores. Com essa expansão de validadores, o dimensionamento ficará melhor e a BNB Chain poderá aderir à dApps de larga escala como os SocialFi (que são os aplicativos sociais financeiros), os GameFi (que são os jogos/aplicativos de finanças), e até mesmo o Metaverso.

 

O que esperar da Binance Smart Chain? Vale a pena?

A tendência com o passar do tempo, é que mais aplicativos descentralizados sejam desenvolvidos, e o Ethereum e a BNB Chain estão focando principalmente nisso.

Vale ressaltar que outras blockchains que possuem habilitação para smart contracts, como a Polkadot (DOT), a Solana (SOL), a Cardano (ADA), a Algorand (ALGO), e outras também estão entrando na competição das plataformas de contratos inteligentes.

No geral, a Binance Coin tem vários pontos positivos, não sendo apenas mais um token de uma exchange famosa, mas também contando com uma rede programável, vários dApps e outras criptos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.