O que é a Binance USD (BUSD)?

A BUSD é uma stablecoin de dólar desenvolvida e mantida pela Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo. Essa criptomoeda foi lançada em setembro de 2019 por meio do protocolo ERC-20 da Ethereum e do BEP2, da sua própria rede, a Binance Smart Chain, que atualmente concentra o maior volume de negociação de BUSD, especialmente por ser a stablecoin de escolha para operações na PancakeSwap, a DEX mais popular da Binance Smart Chain.

 

BUSD ou USDT: Qual a diferença?

 

Com tantas stablecoins disponíveis por aí, é sempre bom se perguntar qual a vantagem de se utilizar uma no lugar de outra. No caso da BUSD, a comparação com a Tether  (USDT) é natural, afinal, essa é a stablecoin de maior utilização e capitalização de mercado de longe, então por quê alguém escolheria utilizar outra stablecoin?

BUSD x USDT Qual a diferença?

Bem, o fato é que, como já tivemos oportunidade de apontar quando falamos da USDC, a stablecoin da coinbase, a Tether tem uma contabilidade bem obscura e até hoje não conseguiu provar, de fato, que possui em seu poder todos os dólares necessários para lastrear a USDT, um valor total de mais de 60 bilhões em moeda americana.

Embora o CEO da Tether já tenha dados repetidas declarações de que.a USDT é 100% colateralizada em dólar, o mercado continua com fundadas suspeitas de que este possa não ser o caso. Se isso eventualmente se confirmar, certamente será um dos impactos mais fortes que o mercado de criptomoedas irá sofrer e os principais prejudicados serão a parte de detentores de USDT que não conseguirão sacar seus USDT’s em dinheiro fiat, essencialmente perdendo seu dinheiro a menos que o problema seja resolvido rapidamente pela Tether em um cenário desses, o que, convenhamos, tem baixíssima probabilidade de acontecer.

Assim, utilizar outras Stablecoins que pareçam mais confiáveis, como a BUSD, é uma alternativa que visa aumentar sua segurança  a esse risco. Embora isso possa muitas vezes significar taxas maiores de conversão e transação e, dependendo do volume que você negocia, até problemas de liquidez, já que você esta utilizando uma stablecoin com menor capitalização de mercado, isso ainda é bem melhor do que correr o risco de perder tudo que você tem em USDT caso uma fraude contábil seja descoberta com relação a Tether.

 

BUSD: Valor hoje

 

Para acompanhar o valor atualizado da BUSD e sua capitalização de mercado, basta ir no Coinmarketcap, onde você poderá ver o gráfico em tempo real dessa criptomoeda. Geralmente o valor será de uns 2 ou 3 centavos para cima ou para baixo em relação ao valor do dólar em si, já que é praticamente impossível manter uma paridade perfeita de 1:1.

Já para comprar BUSD, o melhor jeito é, obviamente, por meio da Binance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *