O que é a Chilliz (CHZ)?

A Chilliz é uma criptomoeda que busca trazer para os amantes dos esportes uma possibilidade real de influência nas decisões tomadas por seu time favorito, ao mesmo tempo em que permite a times que necessitem de mais recursos uma fonte eficaz e inovadora de obter financiamento.

Mas como a Chilliz funciona, na prática? Será que essa criptomoeda vale a pena? Será que a chilliz vai valorizar? É sobre isso que iremos falar nesse artigo

 

Como funciona a Chilliz?

Até o momento, os meios disponíveis para que um time obtenha receita são três: Venda de ingressos, royalties nas transmissões de jogos pela tv e venda de camisas, bonés e outros produtos com a logomarca do time.

Muitas vezes, entretanto, essas formas de obtenção de receita não são suficientes, e não é incomum que muitos times acabem se encontrando em dificuldades financeiras de tempos em tempos. Se considerarmos que, pelo menos desde o ano passado, as receitas por vendas de ingressos ficaram muito prejudicadas, essa situação tende a se agravar ainda mais.

A Chilliz busca resolver esse problema possibilitando a esses times um novo canal de receitas através da venda de token digitais que permitem aos seus adquirentes o direito de votar e influenciar nas decisões que aquele time irá tomar. Assim, a Chilliz cria uma sinergia entre o interesse do time de obter mais receita e o interesse dos torcedores de poder influenciar no gerenciamento do seu time.

O Ecossistema da Chilliz se baseia em duas grandes estruturas principais. A primeira é a socios.com, que fornece a blockchain principal da Chilliz, por meio da qual um time pode gastar chilliz para cunhar o seu próprio token, que – assim como a própria chilliz – é desenvolvido seguindo o padrão ERC-20 da ethereum, o que torna tanto a chilliz quanto as fan tokens negociáveis na rede ethereum.

O clube que cria o fan token pode definir quais os tipos de decisões que serão tomadas pelos titulares dos fan tokens. Além de participarem da gestão do clube, os donos de fan tokens também concorrem a recompensas especiais com base na sua interação com a comunidade, como descontos na compra de produtos do time, assentos vip em jogos e até a possibilidade de conhecer os jogadores.

Pelo app da socios.com, é possível adquirir chilliz por meio de cartão de crédito e diversos gateways de pagamentos, facilitando a entrada de novos usuários ainda pouco acostumados com o mundo das criptomoedas. Isso é importante também porque a obtenção de Chilliz é necessária para adquirir o fan token específico do time do usuário.

Além disso, o app também possui um marketplace, onde é possível trocar tokens de diversos times e uma área onde é possível exercer o direito de voto para questões específicas de acordo com o token que você possui.

O Foco principal da Chilliz no momento são os times de futebol, entretanto já é possível encontrar alguns times de basquete e até de E-sports. Recentemente, foi lançada um token por meio da Chilliz para a liga americana de MMA, e também já há uma parceria fechada entre o UFC e a Chilliz, mostrando o potencial revolucionário da plataforma para o mundo dos esportes como um todo, não apenas o futebol.

Chilliz CHZ vale a pena

A segunda parte da estrutura da Chilliz é a sua exchange, na qual é possível negociar principalmente pares de fan tokens de diferentes times e esportes ou também pares de chilliz para BTC, chilliz para ETH e chilliz para dólar. Além da praticidade, a vantagem é que as taxas são bem baixas variando de gratuitas até um máximo de 0.6% dependendo do par que você esta negociando.

       Os Tokens criados pela plataforma da Chilliz podem ser de quatro tipos:

Fan Tokens: São os tokens criados por times e que podem ser adquiridos pelos usuários em troca dos direitos de voto. Para adquirir um fan token, o usuário deve primeiro adquiri CHZ para trocar pela token do time que deseja. O preço por token é definido entre o time e a socios.com no momento do contrato.

Chilliz (CHZ): O Token Chilliz é o combustível de todas as operações realizadas na plataforma da socios.com, seja para a troca por fan tokens ou como pagamento para cunhar um novo fan token. Além disso, também é possível que os próprios usuários ganhem tokens CHZ pela interação com a plataforma.

Locker: Os tokens locker são criados quando há a expectativa de que um novo time ou clube se torne parceiro da plataforma. O usuários podem trocar seus CHZ por locker tokens e ter a chance de serem os primeiros a obter o fan token daquele time caso a parceria se concretize, além de um bônus de 10% em CHZ. Em caso contrário, o usuário recebe de volta os CHZ originais que tinha depositado.

NFT: Através de uma parceria com a Enjin, a Chilliz vai permitir também a criação de colecionáveis digitais para os times parceiros, sob a forma de NFT’s.

 

Vale a pena investir na criptomoeda Chilliz (CHZ)?

 

A Chilliz representa um potencial realmente inovador no mundo dos esportes, mas, antes de investir nessa criptomoeda, é necessário ter em mente um ponto.

É necessário lembrar que sempre que falamos em times, fãs e torcidas o elemento da paixão exuberante e, em certos casos, irracionalidade, sempre estará presente, tornando difícil a correta avaliação de muitos dos fan tokens da plataforma, que podem apresentar subidas de preço vertiginosas mesmo sem muitos fundamentos, apenas com base na febre de compras pelos torcedores, e, igualmente, quedas bruscas de uma hora para outra. Há, assim, uma grande probabilidade de que um efeito manada ocorra com ainda mais frequência nesse mercado, o que torna ainda mais importante se manter calmo e frio antes de aplicar seu dinheiro.

Por outro lado, considerando que a Chilliz ainda esta no seu início, pode valer a pena alocar um percentual menor do seu capital nela para se aproveitar da valorização crescente e, eventualmente, obter lucros realmente significativos em um prazo de alguns anos, caso a plataforma seja bem sucedida em conseguir grande capilaridade e se expandir para vários outros esportes.

 

Será que a Chilliz vai valorizar?

 

Recentemente a Chilliz apresentou uma forte valorização de mais de 1.300% em pouca semanas, saindo de cerca de 29 centavos no final de fevereiro até atingir um topo de R$4,14 em meados de março, voltando a descer a casa dos 3 reais em abril, o que se mantêm até o momento. Veja seu gráfico de preço:

Chilliz gráfico

Esse tipo de performance de preço tem atraído a atenção de muitas pessoas, que se perguntam se a Chilliz ainda vai valorizar mais. Bem, tendo em vista que ainda estamos no Bull run das criptomoedas, com uma tendência de alta generalizada no mercado como um todo, e que a chilliz, além de ser uma das altcoins mais populares devido a seu objeto também é muito fácil de ser comprada por meio de corretoras grandes como a Binance ou o mercado bitcoin, há uma boa possibilidade de que ela suba ainda mais nas próximas semanas e supere consideravelmente seu topo de R$ 4,14. Entretanto, tendo em vista que seu preço, mesmo após a queda de abril, continua quase 10 vezes maior do que no início do movimento de subida, é necessário maior cautela, com alocação de um percentual menor do seu capital caso você opte por investir na CHZ. Lembrando que isso não é uma recomendação de investimentos e você deve decidir por conta própria quais os riscos esta disposto a correr.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.