O que é a Enjin Coin?

A Enjin Coin é uma das criptomoedas que vem performando muito acima da média neste ano de 2021, tendo obtido uma valorização de mais de 2000% em apenas 3 meses, saindo de cerca de 12 centavos de dólar no início de janeiro para quase 2.50 dólares hoje, no final de março:

Enjin Coin

 

Naturalmente, com esse tipo de performance, a Enjin Coin é uma das moedas que mais tem chamado a atenção do mercado de criptomoedas, especialmente pelo potencial revolucionário que representa para a Indústria dos jogos online a longo prazo.

Mas você sabe exatamente o que é a Enjin Coin e como ela funciona? É isso que iremos ver nesse artigo

 

Enjin Coin: O que é e como funciona?

 

Para entendermos o que é a Enjin Coin, primeiro precisamos revisitar brevemente o conceito de NFT ou Non Fungible Token. Um NFT é, basicamente, um token que representa um ativo não fungível, ou seja, um ativo único e insubstituível.

É fácil entender o que é a não fungibilidade quando pensamos no ativo fungível por excelência: O dinheiro. Uma nota de 5 reais é sempre igual a outra nota qualquer de 5 reais, sendo portanto facilmente substituível. Já, por exemplo, o seu animal de estimação é fungível, já que é único e não há como substituí-lo, ainda que você compre outro animal da mesma espécie. Seguindo o mesmo raciocínio, um imóvel é, também, não fungível, já que é impossível replicar perfeitamente um imóvel, pois ele não terá nunca a exata mesma localização em termos de cidade, bairro, rua e andar, se for o caso.

Entendido o que é um ativo não fungível, é suficiente dizer que um NFT é um token digital que atesta a propriedade de um ativo digital não fungível (Caso você queira se aprofundar mais no conceito de NFT, clique aqui).

A Enjin Coin é uma criptomoeda voltada para games online que façam parte do ecossistema Enjin e tem como fim possibilitar a criação de uma economia em torno dos itens destes jogos. Funciona da seguinte maneira: Ao criar um item único, você gasta uma determinada quantidade de enjin no jogo e então o item é cunhado (minted, no termo original da plataforma) dentro do jogo e tem atrelado a si o valor, em enjin coin, que foi usado para criá-lo. Posteriormente, esse processo pode ser revertido caso o jogador dono do item assim o queira, com o item sendo destruído e as enjin coin retornando ao endereço na blockchain da ethereum pertecente ao jogador, já que a Enjin coin é um token criado nessa plataforma.

Outro Ponto interessante é que a Enjin Coin torna os itens intercambiáveis entre todos os jogos que façam parte do ecossistema Enjin, Assim, não só os itens do seu personagem passam a ter valor econômico real, expresso em enjin, como também há uma possibilidade muito maior de negociação em um universo em que os jogos desenvolvidos na plataforma tendem a crescer a longo prazo, aumentando o número de potenciais compradores dos seus itens.

O que é Enjin Coin

Apesar do Enjin ser primariamente voltado para os ativos digitais únicos ou não fungíveis, também é possível cunhar ativos fungíveis através do gasto de enjin coin, ou obter enjin coin “queimando” o ativo fungível no jogo, da mesma forma que no exemplo anterior. Assim, em um jogo de RPG online, por exemplo, como o famoso World of Warcraft, seria possível cunhar moedas de ouro (Item fungível) através de Enjin coins e vice-versa.

Além de tudo isso, uma funcionalidade revolucionária da Enjin é permitir que os desenvolvedores dos jogos do ecossistema sejam pagos de modo passivo, recebendo um percentual, em enjin coin, de qualquer transação que ocorra dentro do jogo, o que estimula de modo colossal a indústria dos games e torna os desenvolvedores menos dependentes de contratos com grandes produtoras, que muitas vezes boicotam as ideias mais criativas de jogo por as considerarem “muito arriscada” em termos de mercado.

 

Enjin Wallet

Além da revolução no mundo dos jogos online que a Enjin esta promovendo, há ainda alguns outros produtos desenvolvidos que são úteis para qualquer entusiasta de criptomoedas, seja você um jogador contumaz ou não. Um deles é a carteira mobile da Enjin, que possui uma interface bastante simples e prática de usar e foi desenvolvida em parceria com a gigante Samsung. Um grande diferencial dessa carteira é a possibilidade de armazenar não somente as principais criptomoedas como bitcoin, litecoin, Ethereum, Binance coin, polkadot, etc, como também armazenar com facilidade seu NFT’s e interagir de modo bem prático com qualquer dapp desenvolvido na ethereum.

 

Enjin Marketplace

No Marketplace da Enjin se concentram todos os NFT’s representativos dos itens cunhados nos jogos pertencentes ao ecossistema. Lá você pode comprar e vender NFT’s dos jogos, abrindo uma oportunidade não somente para os jogadores e desenvolvedores mas para qualquer um que tenha conhecimento suficiente sobre os jogos para fazer operações de trade e lucrar enjin coins no processo.

 

Notícias da Enjin Coin

A Novidade mais relevante para a Enjin coin atualmente é o lançamento em 6 de abril de 2021 do MVP (Minimum Viable Product) da rede Jumpnet, uma rede paralela a rede da ethereum por meio da qual você poderá trocar instantaneamente enjin coin com qualquer outro token da Ethereum livre de qualquer taxa de gás. Para qualquer um que já tenha trocado tokens e pago as altas taxas de gas cobradas pela rede, poucas notícias podem ser melhores.

O único ponto ruim, pelo menos inicialmente, é que você só poderá transferir tokens da ethereum para a Jumpnet, mas não o contrário. Felizmente, para resolver isso, o time da Enjin Coin também esta desenvolvendo o a Effinity, uma espécie de ponte que ligará todas as subredes de nft’s dentro de uma blockchain, permitindo a transferência dos tokens na ida e na volta.

 

Onde comprar Enjin Coin

Com todo o potencial da Enjin Coin, é natural que você queira saber onde comprar enjin coin. O modo mais fácil é por meio da Binance, mas se você já tem alguma quantidade de ethereum e deseja trocar uma parte por enjin coin, pode também usar uma corretora decentralizada como a Uniswap ou a 1inch.

 

Enjin Coin hoje: Preço e perspectivas

 

O Preço hoje da Enjin Coin é de cerca de 2 dólares e 48 centavos. Com todas as boas notícias e desenvolvimentos que vem sendo feitos na plataforma, há uma boa perspectiva de que a moeda continue se valorizando ainda mais no curto prazo.

No Longo prazo, o potencial é enorme devido a revolução que será promovida no mercado de games caso o projeto vingue pra valer. Não só os desenvolvedores de jogos se tornarão menos dependentes das grandes produtoras, podendo finalmente lançar suas criações livres de amarras, como também os próprios jogadores passam a ter a perspectiva de, futuramente, poder literalmente fazer dos jogos sua profissão a medida em que acumulam itens e depois os vendem por Enjin Coins. Se formos falar nos jogos de realidade virtual, então, o potencial é gigantesco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *