O que é a Litecoin (LTC)?

A Litecoin é uma criptomoeda geralmente apontada como sendo a prata digital, em correspondência com o ouro digital, o bitcoin. Essa analogia dessas duas criptomoedas como metais preciosos que já foram usados como moeda no passado tem a sua razão de ser. O criador da Litecoin, o ex-engenheiro do google Charlie Lee, é um grande fã do bitcoin que decidiu criar sua própria criptomoeda mais como uma moeda complementar do que como uma moeda diretamente concorrente, tanto que a Litecoin foi criada como um fork do software do bitcoin, ou seja, ela foi construída como uma ramificação do código original, usado como base de seu funcionamento, acrescido de algumas mudanças que a tornam diferente do bitcoin.

A Litecoin é uma das moedas com maior potencial a longo prazo não apenas enquanto moeda mas também como meio de estímulo ao desenvolvimento do mercado cripto como um todo. Vamos ver nesse artigo como essa moeda funciona e porque as perspectivas para ela tendem a ser tão boas e de forma quase unânime pelo mercado.

 

Litecoin: Como funciona?

Litecoin vale a pena?
Charlie Lee, criador da Litecoin

Desde que seu criador Charlie Lee a concebeu, em 2011, a principal idéia por trás da Litecoin é tentar resolver os dois maiores problemas do Bitcoin: Escalabilidade e velocidade, de modo que houvesse uma moeda complementar ao bitcoin para ser usada em transações de menor montante e que necessitassem de maior rapidez de conclusão, enquanto o bitcoin seguiria sendo a principal moeda para reserva de valor e para utilização em transações maiores, nas quais os processos de validação mais lentos, porém extremamente robustos, da blockchain do bitcoin fossem preferíveis pela sua maior segurança.

O próprio nome do Litecoin, vem da junção de “light” – leve, em inglês – e “coin” – moeda, ou moeda leve. O grande diferencial da Litecoin para conseguir obter velocidades de transação mais altas do que o bitcoin é o processo de validação usado em sua mineração, que é bem mais leve e exige uma capacidade computacional muito menor por parte dos mineradores. Vamos a esse processo.

 

Como minerar Litecoin?

Apesar de também usar o protocolo Proof-of-work do Bitcoin, por meio do qual cada minerador deve resolver uma equação matemática complexa – e gastar poder computacional e eletricidade para isso – após cada validação, como meio de desincentivar fraudes por meio de um custo maior para cometer a fraude do que o que se poderia ganhar, a Litecoin utilizar o algoritimo de criptografia diferente do Bitcoin.

Enquanto no bitcoin é utilizado o algoritimo SHA256, na Litecoin utiliza-se o algoritimo Scrypt. O SHA256 é um algoritimo mais complexo, com alto grau de precisão, porém também mais lento. Este algoritimo exige uma alta taxa de hash (o código criptográfico que representa as informações contidas nas transações que compõem os blocos), o que acaba exigindo também uma alta capacidade computacional e hardware especializados, como os ASICs.

Já o Scrypt é bem menos complexo e não requer maquinás especializadas para ser minerado, podendo mesmo ser minerado por meio do seu próprio computador, embora, claro, essa não seja a escolha ideal, que seria minerar por meio de ASIC’s específicos para o algoritimo Scrypt.

A grande vantagem do Scrypt é que, por ser mais leve, permite que as transações sejam processadas de modo muito mais rápido. Enquanto cada bloco de transações leva cerca de 10 minutos para ser minerado no bitcoin, na litecoin esse tempo é de 2 minutos e meio. Outra vantagem é que as taxas de transação tendem a ser muito mais baratas com a taxa média variando entre 4 e 5 centavos de dólar, algo impressionante comparada com as taxas do bitcoin e mais ainda se comparado as altas taxas atuais da Ethereum.

 

Litecoin: Vale a pena? Vai valorizar?

 

A litecoin é um dos projetos mais populares do mercado cripto e, como vimos, não é a toa. Com a grande velocidade e baixo custo das transações, ela tem grande potencial para trazer cada vez mais pessoas para o mundo das criptomoedas e facilitar a adoção das criptomoedas para aquilo que elas efetivamente se destinam: Serem usados como meio de pagamento. Com o recente anúncio do paypal da funcionalidade de pagamentos comerciais em criptomoedas, a Litecoin tende a crescer mais ainda nas próximas semanas e meses, então certamente vale a pena ter pelo menos algum percentual em Litecoin. Lembrando que essa não é uma recomendação financeira, e cabe a você analisar os riscos envolvidos.

Preço atual

 

Atualmente, o preço do Litecoin esta em 274 dólares, pouco mais de 1.500 reais, abaixo do seu pico recente de mais de 300 dólares. Essa pode ser uma boa oportunidade para quem pensa em investir nessa criptomoeda

Litecoin preço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *