O que é a Livepeer (LPT)?

Livepeer é uma plataforma que pretende facilitar o processo de streaming de vídeos na Internet. Sob um certo aspecto, podemos dizer que ela é bastante semelhante a Theta, com a diferença de que esta último projeto esta muito mais avançado e já muito mais valioso, estando entre os top20, mas também muito menos descentralizado do que o Livepeer.

Vamos ver agora as principais diferenças que tornam o Livepeer único.

Livepeer LPT

Livepeer: Como funciona?

 

A Livepeer é focada em facilitar a parte mais complexa e custosa do Streaming – e que torna plataformas como youtube e Twitch tão dominantes nesse setor -, que é o processo de transcodificação, o meio pelo qual arquivos de diferentes formatos e mídias são transformados um no outro de modo a rodarem perfeitamente em diferentes dispositivos, sejam Pc’s, tablets, smartphones, etc.

A Livepeer é um protocolo que opera na Ethereum e serve como uma estrutura de backend para quem pretende fazer streaming, possibilitando a contratação de orquestradores – pagos em Ether e DAI – que irão fazer o processo de transcodificação no conteúdo do usuário.

Assim, a Livepeer não é uma rede de distribuição de conteúdo e nem uma plataforma de streaming propriamente, mas apenas provê as condições para que o processo de streaming seja o mais prático, rápido e barato possível, de modo a facilitar a transmissão por parte de qualquer usuário.

A Livepeer é composta de dois agentes principais: Os orquestradores, responsáveis pela transcodificação do conteúdo dos usuários, e os delegadores.

Para otimizar o pagamento das taxas de gas da Ethereum e evitar que os usuários acabem pagando muito caro, a Livepeer utiliza uma tecnologia chamado micro-pagamentos probabilísticos, criada pelo cofundador da Algorand, Silvio Micali, e que se baseia em agrupar diversas transações em um único grupo e processá-las de modo conjunto, de modo.a equalizar as taxas de gás, que variam constantemente e de modo significativo, e assim garantir que, na média, todos os usuários da rede estão pagando um valor razoável de gas, ao inves de ter que contar com a sorte no momento em que precisarem utilizar a rede.

Os orquestradores recebem seu pagamento por meio taxas por trabalho de codificação e com a distribuição de tokens LPT que vem da emissão programada no sistema. Para garantir que estes orquestradores atuem de maneira correta, é necessário que deixem uma quantia mínima de LPT em staking na rede, podendo ser punidos com o confisco parcial ou total da quantia em caso de má conduta. Para monitorar o que os orquestradores estão fazendo fora da blockchain, é utilizada uma tecnologia chamada truebit, um projeto de facilitação do processo de programação com smart contracts na Ethereum.

Os delegadores adicionam uma camada extra de segurança a rede ao delegarem seus tokens LPT para os orquestradores com melhores pontuações de confiança, o que pode ser averiguado por meio do Livepeer Explorer, diretamente na plataforma. Em troca, o delegador recebe uma parte das recompensas do orquestrador.

 

Livepeer (LPT): Vale a pena?

 

O Fator mais importante a se considerar ao decidir investir ou não em LPT é a sua taxa de inflação. Essa taxa atualmente esta em torno de 0.02% e sempre varia em função do total de LPT em staking na rede, como forma de incentivar uma relação ideal entre segurança (Quanto mais LPT em staking mais seguro) e liquidez do token (Quanto menos LPT preso em staking na rede, maior a circulação e a liquidez do token).

A cada Round de validação (que dura mais ou menos um dia, em média) em que o total de LPT em staking na rede – em relação a oferta máxima de LPT – estiver abaixo de 50%, a taxa de inflação é aumentada em 0.00005%, essencialmente diminuindo, pouco a pouco, o valor da moeda, até que um número suficiente de usuários se sinta estimulado a colocar suas moedas em staking para receber as recompensas. Caso o percentual aumente acima de 50%, o contrário acontece: A cada Round, a inflação diminui 0.00005%, aumentando o valor da moeda e favorecendo que alguns usuários cessem o staking das suas moedas para venderem, até que se chegue ao ideal de 50%.

Esse mecanismo criativo é uma excelente medida para evitar o crescimento descontrolado da oferta, o que poderia implodir o token. Entretanto, a LPT tem um grande problema para quem pensa nessa criptomoeda como investimento, e este é a falta de uma maior leque de utilidades que pudesse aumentar sua demanda. Até o momento, sua única utilidade é para fazer o staking na rede da Livepeer e receber as recompensas, enquanto as taxas propriamente são pagas em ether e Stablecoins como a já mencionada DAI. Caso as taxas fossem pagas também em LPT, provavelmente o preço dessa cripto já estaria bem mais alto.

Por outro lado, é bem possível que o crescimento da rede, caso ocorra rápido o suficiente, possa compensar esse efeito, embora essa possibilidade seja ainda remota, tendo em vista que plataformas mais completas de streaming pela blockchain como a Theta já estão bem mais avançadas nesse sentido, contando inclusive com parcerias de peso com empresas como a Alphabet, Microsoft, Facebook e Amazon, o que dá a esse projeto uma alavanca muito maior para crescer ainda mais rápido. A chance da Livepeer, ao que parece até o momento, é se manter fiel aos princípios que inspiraram a criação de criptomoedas, como a descentralização em larga escala, algo que a Theta, pelo menos até o momento, ainda não pode oferecer, pois conta com apenas algumas dezenas de nodes e a maior parte nas mãos de gigantes de indústria de tecnologia.

 

Onde comprar LPT

O modo mais fácil de adquirir a Livepeer (LPT) é por meio da Binance, mas ela também esta listada na Okex e Hotcoin Global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.