O que é a Pancake Swap? Como funciona?

Se você já é um entusiasta de criptomoedas há algum tempo, com certeza já ouviu falar em corretoras de criptomoedas descentralizadas, ou DEX (abreviação de decentralized exchange, o termo em inglês).

Dentre as DEX, a mais famosa e a que atualmente concentra o maior volume de negociações atualmente é a Uniswap, que opera na plataforma Ethereum. Apesar de ser uma das DEX mais estabelecidas e ter muitas funcionalidades novas chegando com sua versão 3 prestes a ser lançada, a Uniswap segue sofrendo com um dos principais problemas da rede Ethereum: as altíssimas taxas de transação para a realização de qualquer operação na plataforma.

Só para você ter uma ideia, para qualquer troca de criptomoedas que você faça na Uniswap, pagará uma taxa em ether equivalente a 30 a 50 dólares, independentemente do valor que você esta transacionando. Isso acaba sendo um custo proibitivo para a maior parte dos novos usuários, que irão transacionar apenas algumas centenas de dólares na maior parte das vezes e, assim, o crescimento da Uniswap a longo prazo tende a ser prejudicado até que esse problema com as taxas da ethereum seja resolvido.

Felizmente, já estão surgindo diversas outras soluções de DEX que operam em plataformas diferentes. Uma delas, e que tem crescido com muita velocidade, é a Pancake Swap, uma DEX que opera na Binance Smart Chain, da Binance, atualmente a maior corretora de criptomoedas do mundo.

A principal vantagem da Pancake Swap é pode pagar taxas abaixo de 1 dólar por transação, muitas vezes de apenas alguns poucos centavos, o que gera uma diferença enorme na rentabilidade que você consegue obter. Por isso mesmo, vamos explorar um pouco mais como funciona a PancakeSwap nesse artigo mas, antes, vamos revisitar brevemente o que é uma corretora descentralizada de criptomoedas.

 

O que é uma DEX (Decentralized Exchange)?

 

É muito fácil entender o que é uma corretora descentralizada para qualquer pessoa que já esteja familiarizada com o conceito de criptomoedas em si, pois a ideia por trás desse tipo de corretora é trazer a mesma descentralização das criptomoedas, que operam em uma blokcchain, para a negociação em si de diferentes criptomoedas.

Assim, numa corretora descentralizada, você não envia dinheiro ao sistema central da corretora, para então converter na criptomoeda que você deseja adquirir. Ao invés disso, você conecta a sua Wallet e começa a operar diretamente os Swaps, ou trocas entre criptomoedas, sem em nenhum momento precisar de dinheiro fiat, ou seja, dinheiro emitido por qualquer governo.

O Usuário de uma DEX, diferentemente do usuário de uma corretora centralizada, troca suas criptos tendo como contraparte uma pool de liquidez, formada com as criptomoedas depositadas por outros usuários em troca de uma taxa. Assim, não há o casamento exato entre quem quer comprar uma criptomoeda e quem quer vender de acordo com um livro de ofertas, como ocorreria em uma corretora tradicional. A pool de liquidez faz a interface entre os grupo dos que querem fazer um swap, de um lado,  e, de outro, quem tem a disposição de deixar suas criptomoedas paradas na DEX, em troca de taxas e de tokens LP, que dão ao usuário direito sobre o percentual da Pool de liquidez que ele contribuiu com suas criptomoedas. Esse modelo tende a dar maior eficiência e rapidez para as DEX, que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, concluindo qualquer transação em poucos minutos, na maior parte das vezes.

Além disso, a própria negociação entre esses pares de criptomoedas é operada em uma blockchain, ou seja, a corretora em si não tem qualquer acesso aos seus fundos, não tendo como bloqueá-los, congelá-los ou impor qualquer tipo de restrição, o que é um diferença fundamental com as corretoras centralizadas.

No caso da PancakeSwap, há ainda uma certa ingerência da Binance, que não é total porém significativa, já que todas as transações dependem da Binance Coin, ou BnB, criptomoeda emitida pela Binance.

 

Como funciona a Pancake Swap?

 

Como dito, a Pancake Swap é uma corretora descentralizada que opera na Binance Smart Chain, um blockchain criada a partir de uma bifurcação, ou Fork, do cliente geth da ehtereum, o que torna bastante fácil a transferência de projetos que rodam na Ethereum para a Binance Smart Chain.

De fato, isso tem ajudado bastante no rápido crescimento da Binance Smart Chain, a medida em que muitos desenvolvedores de projetos que operam na ethereum, em grande parte insatisfeitos com as altas taxas cobradas pela rede, tem migrado parcialmente para a binance smart chain, com muitos dos tokens desses projetos já sendo negociados tanto em DEX’s da ethereum, como uniswap e 1inch, e na Pancake Swap, como é o caso da SRK, Shopping.io, entre outros.

Uma diferença da Binance Smart Chain para a Ethereum é que a BSC utiliza o protocolo proof-of-stake-authority no lugar do protocolo proof-of-work atual da Ethereum. Nesse protocolo, existem sempre 21 validadores principais, que são elencados de acordo com os maiores detentores de binance coins da rede e, portanto, mudam com certa frequência. Esses validadores se revezam na validação das transações.

Isso significa, na prática, que a Binance Smart Chain é menos descentralizada do que a Ethereum, que possui atualmente perto de 7 mil nós na rede. A menor descentralização, nesse caso, é uma contrapartida que acaba tendo que se incorrer para poder pagar taxas menores, pelo menos até que o Ethereum 2.0, que promete solucionar os problemas de altas taxas na rede, seja lançado.

 

Como usar a PancakeSwap?

Agora, vamos as questões mais práticas. Para utilizar o PancakeSwap, basta conectar a carteira que você irá utilizar para as transações. Atualmente, existem as seguintes opções:

Pancakeswap como funciona

Como a Binance Smart Chain é uma bifurcação da ethereum, a Pancake Swap aceita carteiras famosas da ethereum, como a Metamask, tornando a tarefa para você que já operou na rede ethereum muito mais familiar. Entretanto, a opção mais prática e simples é utilizar a Binance Chain Wallet, na sua versão browser, que pode ser baixado como uma extensão em todos os principais navegadores. Isso porque, desse modo, você consegue transferir com facilidade suas criptos da Binance diretamente para a carteira, onde ela poderá ser utilizada na PancakeSwap.

Usar a Binance Chain Wallet também facilitar o processo de conversão das criptos que você quer trocar para sua versão BEP-20, necessária para que possa ser utilizada na Binance Smart Chain. Pelo processo de Wraping, você envia uma determinada quantia de uma cripto que você deseja negociar na PancakeSwap, digamos Bitcoin, para a Binance e esta, então, fica como custodiante daquela quantia e emite para você o equivalente em tokens BTCB, ou Binance Bitcoinque seria basicamente o bitcoin em sua versão BEP-20, que pode ser negociado livremente na PancakeSwap.

Se a qualquer momento você desejar receber seus bitcoins originais de volta, o processo pode ser facilmente revertido, total ou parcialmente, e você recebe a quantia correspondente de bitcoin de volta enquanto os tokens BTCB anteriormente emitidos são queimados.

Depois desse processo, agora já na Pancake Swap, basta que você selecione a opção swap, na aba trade, na coluna esquerda do site, e chegará a uma tela mais ou menos como essa:

Pancake Swap

No Exemplo acima, trocaríamos 76 BAT por quase 64 ADA, pagando uma taxa de cerca de 0.3 BAT, que atualmente equivale a 40 centavos de dólar.

Uma vez que você conclua a transação, os BAT (ou qualquer moeda que você tivesse na carteira e escolhesse trocar), são enviados para a rede e você recebe a quantidade equivalente em ADA (ou outra moeda que você escolhesse receber), descontadas as taxas.

Já se você quer usar a PancakeSwap como provedor de liquidez, basta clicar na aba liquidity e enviar suas criptomoedas para staking na Binance Smart Chain.

 

Como comprar Pancake Swap Coin (CAKE)

A PancakeSwap tem também um token próprio, o CAKE, no formato BEP-20. Os provedores de liquidez da rede podem escolher trocar seus tokens LP por tokens CAKE, o que pode ser uma boa opção para quem pretende participar do crescimento da pancakeSwap, já que a medida que a DEX cresce e seu volume de transações aumenta, a CAKE tende a se valorizar.

De fato, desde o lançamento da PancakeSwap em setembro de 2020, a CAKE já se valorizou quase 2500%, saindo de pouco mais de um dólar para cerca de 43 dólares no seu pico, em Abril, e atualmente esta cotada em torno de 14 dólares.

Como comprar Pancake Criptomoeda

Você pode também comprar CAKE diretamente através da Binance.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *