O que é a Xpollinate?

A Xpollinate é uma cross-chain criada para conectar diferentes stablecoins de diferentes blockchains, a exemplo USDT, DAI, USDC, WETH.

Essa ponte foi criada para agilizar os processos de transferência, negociações, compras e trocas entre diferentes blockchains, e diminuir as taxas. As operações na Xpollinate são bem estáveis, suas taxas giram em torno de 0,05%, sendo bem baixas e suas transferências são rápidas, sendo em torno de 5 minutos.

Xpolinate

O que é a Xpollinate?

Como dissemos, a principal função da Xpollinate é conectar diferentes blockchains, fazendo as transações cross plataforma, ou pontes cross-chain. Veja algumas das blockchains que a plataforma Xpollinate suporta:

 

Como funciona?

Os usuários da plataforma Xpollinate possuem acesso NXTP (Noncustodial Xchain Transfer Protocol) do Connext. Esse é um protocolo de baixo custo, confiável, básico e que é extensível para permitir a comunicação entre cadeias com EVM e sistemas do tipo L2.

Esse protocolo é utilizado para transações cross-chain, cross-rollup que possuem as informações de segurança do ambiente de execução sem ter qualquer necessidade de dependência de validação externa.

São, no geral, 3 fases principais em uma transação de cadeia cruzada: leilão de rota, preparação e execução.

Quando o usuário faz um broadcast para a rede Connext, ocorre o leilão de rota. Dessa forma, ele sinaliza a rota desejado e os roteadores respondem com lances fechados, todos contendo as informações do cumprimento da transação com uma faixa de tempo e o preço determinado.

Um contrato básico, conhecido como TransactionManager, faz uso de um padrão de bloqueio que prepara e cumpre as transações. E utiliza uma rede de roteadores offchain que participa dos leilões de preços e repassa as informações de chamada entre as cadeias, e em troca ganham um percentual.

Caso a transação não seja concluída dentro do tempo proposto, ela será revertida e pode ser recuperada pelo usuário que a iniciou.

A rede foi projetada para desenvolvedores que buscam criar um sistema de dApps nativos de cadeias cruzadas, que incluem de tudo, desde as bridges mais simples até as conexões mais complicadas, como por exemplo os agregadores DEX ou trocas de taxas de juros nas cadeias.

 

Vantagens do protocolo NXTP

  • Diferentemente de outros protocolos de interoperabilidade, o NXTP não possui um conjunto de validadores de terceiros. Ao invés disso, ele possui um mecanismo de bloqueio e desbloqueio que impossibilita o roubo de fundos;
  • Pode ser expandido para novas cadeias laterais, L2s e L1 em dias ou menos, além de estratificar novos tipos de protocolo aproveitando a liquidez e a infraestrutura do NXTP;
  • Possui baixo custo, pois foi projetado para resolver altas taxas de gás e baixos tempos de transação. As transações NXTP não trocam Ethereum L1 quando passam entre L2 ou sidechains. Inclusive o NXTP é mais eficiente no quesito custo quando comparado com concorrentes.

E essa foi a nossa análise da rede Xpollinate! Gostou? Então siga o Mago do mercado para se manter sempre informado sobre o mundo das criptomoedas! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.