O que é blockchain?

Para entender realmente como o Bitcoin funciona e acabar de vez com as dúvidas sobre a sua segurança, é fundamental que você entenda o que é blockchain. Conhecer como a blockchain funciona vai te dar a base para entender por quê o bitcoin representa um potencial tão grande para um novo sistema financeiro e porque ele pode ser considerado o investimento do século para quem chegar rápido o bastante.

 

O que é e como funciona o Blockchain?

 

O Blockchain é a tecnologia que esta por trás do Bitcoin e que permite a sua existência de modo descentralizado. Por meio da blockchain é que são realizadas as transações com bitcoin sem a necessidade de nenhum intermediário como um banco, corretora, instituição financeira qualquer ou governo.

Para que seja possível realizar transações sem nenhum intermediário, os próprios usuários do bitcoin devem validar as transações. Os usuários que engajam ativamente na atividade de validação de transações na blockchain são chamados de mineradores de bitcoin, pois têm a chance de ganhar bitcoins com essa validação.

Para que a integridade do sistema seja garantida, o blockchain possui um livro razão com todas as transações gravadas desde o início do bitcoin. Essa livro razão é público, podendo ser acessado e, inclusive, salvo como cópia por qualquer um que queira. Cada vez que uma nova transação é realizada, os mineradores começam o processo de validação, basicamente competindo entre si para solucionar uma equação matemática complexa, mas que é bastante fácil de ser verificada.

Uma vez que um minerador resolva a equação, a transação é validada e ele recebe uma taxa de transação pelo seu trabalho, que irá variar de acordo com o volume da transação e outros fatores. Se, ao contrário, esse minerador tentar fraudar o sistema, validando uma transação que não deveria ser validada, outros mineradores podem facilmente verificar que a operação esta incorreta e invalidá-la o que, em essência, faz com que o fraudador apenas tenha um alto custo em termos de capacidade computacional e eletricidade desperdiçadas.

 

Por quê o blockchain é tão seguro?

 

Muitas pessoas têm uma certa dificuldade para confiar no bitcoin exatamente por não entender o por quê do blockchain ser tão seguro. Essa é uma postura engraçada, porque, na verdade, a blockchain que esta por trás do bitcoin torna as transações muito mais seguras do que as próprias transações bancárias que você faz todos os dias.

O que é blockchain

O motivo principal para isso é muito simples: Na blockchain, cada transação é automaticamente ligada a transação anterior e cada bloco – formado a cada 500 transações – também é ligado ao bloco anterior. Com isso, um possível invasor deve quebrar a criptografia não somente de uma única transação ou bloco, mas sim de todos os blocos pertencentes a corrente, pois, caso contrário, é muito fácil para que qualquer integrante da rede perceba que uma transação foi alterada ao compará-la com a transação imediatamente anterior.

Entretanto, quebrar a criptografia de todos os blocos da blockchain e fazê-lo de modo simultâneo é uma tarefa tão matematicamente improvável que podemos considerá-la impossível (Veja mais sobre como os hashs do bitcoin funcionam).

Se compararmos esse processo com o necessário para invadir qualquer sistema bancário, é fácil perceber o quanto o blockchain é seguro. Enquanto uma invasão ao sistema do banco pode ser feita de modo sorrateiro, alterando uma transação qualquer e transferindo para a conta do invasor, na blockchain isso é impossível, já que a invasão só pode ser bem sucedida se atacar simultaneamente todas as transações já realizadas na rede desde o seu início e alterá-las de acordo para que a invasão não seja percebida.

 

A importância do Blockchain

Além da segurança adicional, o blockchain é o que permite as transações descentralizadas do bitcoin, abrindo caminho para a construção de um sistema financeiro alternativo, livre de intermediários que muitas vezes não prestam serviços satisfatórios e são constantemente favorecidos pelos governos via emissão descontrolada de moeda, como usualmente ocorre com os grandes bancos e instituições financeiras.

Sem a blockchain, o bitcoin talvez fosse apenas mais uma entre tantas outras criptomoedas. Com essa tecnologia, entretanto, o valor do bitcoin aumenta exponencialmente, criando as bases para que essa moeda digital realmente se torne o dinheiro do futuro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *