O que é Buy and Hold?

O que é Buy and Hold?
5 (100%) 3 votes

           Podemos destacar dois grandes modos de enxergar o mercado de ações e de aplicar seu dinheiro em bolsa de valores: O Investimento e o Trading. Embora algumas vezes iniciantes confundam os dois, eles são bem distintos entre si.

Enquanto no Trading  busca-se especular com a volatilidade dos ativos, lucrando com a diferença, o que chamamos de investimento é possuir uma perspectiva de muito mais longo prazo ao colocar o seu dinheiro na bolsa de valores, investindo de fato em empresas com bons fundamentos econômicos no intuito de efetivamente virar sócio daquela empresa a longo prazo e se aproveitar da apreciação de capital e dividendos distribuídos ao longo dos anos.

No investimento, portanto, o que nos interessa é a empresa em si, a sua qualidade e fundamentos econômicos que provavelmente resultarão em um futuro lucrativo para ela – e para quem investir nela. Para isso, a ferramenta central para chegar a decisão final de investir ou não é a análise fundamentalista que, como o próprio nome já diz, é uma análise de empresas que tem como principal elemento de análise os fundamentos econômicos da mesma.

Dentro do que chamamos de investimento e da análise fundamentalista, podemos novamente  falar em dois grandes meios de aplicação dessa estratégia. Um deles se baseia na ideia de tomar a decisão de compra de uma ação com base nos fundamentos da empresa porém manter em aberto a opção de vende-la daqui a alguns anos, talvez uns 3,4 ou 5, caso ela atinja uma apreciação de preço extremamente substancial, ainda que os fundamentos dessa empresa continuem igualmente bons após esses anos.

Esse método é usualmente conhecido também como Position trading, já que ele também busca se aproveitar de variações do preço que nem sempre estão diretamente ligadas aos fundamentos econômicos. Entretanto, há uma clara diferença entre outras formas de trading – como o day trading e o swing trading – e o position, já que este esta focado sempre em um prazo muito maior, de pelo menos alguns anos, e a decisão de compra da ação necessariamente se dá pela análise dos fundamentos econômicos, tornando-o enquanto estratégia muito mais próximo do investimento fundamentalista do que do trading propriamente dito.

 

A outra filosofia de investimentos dentro da análise fundamentalista é o Buy and Hold. Nessa estratégia você compra uma ação através da análise extensiva dos seus fundamentos econômicos e, uma vez tomada a decisão, você não vende nunca mais, a menos que haja uma mudança brusca nos fundamentos da empresa que transforme o que era uma sólida empresa em um péssimo negócio. No Buy and hold, portanto, você compra (buy) e segura (hold) até o limite, tornando-se sócio da empresa com fins de permanência eterna em um cenário ideal, caso ela continue sendo uma boa empresa com bons fundamentos.

No Buy and hold, você ganha principalmente com o pagamento de dividendos que, idealmente crescerão a uma velocidade considerável caso você tenha acertado na análise da empresa.

Muitos investidores famosos e de alto sucesso são partidários do buy and Hold, dentre os quais o mais famoso é o Warren Buffet, mas também muitos outros como o John templeton, Phil Fisher e, no Brasil, o próprio Luiz Barsi, além uma dezenas de grandes investidores do passado que enriqueceram vertiginosamente aplicando essa simples porém efetiva estratégia de investimento.

Buy and hold

Mas será que essa estratégia pode produzir grandes resultados para você também? O que é necessário possuir para que o buy and Hold seja efetivo?

 

Perfil ideal de investidor para o Buy and Hold

 

Um dos aspectos mais importantes para o sucesso nos investimentos – e mesmo no trading – é sempre o fator psicológico. Como corolário desse princípio psicológico, costuma-se dizer que o grande investidor é ganancioso enquanto o mercado esta com medo e tem medo enquanto o mercado esta ganancioso.

Estas duas emoções – ganância e medo – certamente lhe acompanharão por toda a sua jornada de investidor e aprender a lidar com elas da forma correta é muitas vezes mais importante do que possuir o melhor método de análise de ações.

 

No Buy and Hold talvez essa máxima se aplique com maior força, pois ao aplicar essa estratégia você deve fundamentalmente ter a habilidade de resistir – por anos a fio – aos seus impulsos gananciosos todas as vezes em que você ouve falar em uma ação que valorizou centenas de pontos percentuais em poucos meses ou de um trader que ganha 30% ao mês operando em bolsa.

 

O valor da disciplina para o Buy and Holder é gigantesco, pois ele aposta em algo que por sua própria natureza é abstrato e intangível – o futuro. O Buy and holder acredita que se mantiver sua estratégia a longo prazo, resistindo a todas as tentações de especular que tentarão tomar conta de si, seus ganhos serão muito maiores no futuro do que aquilo de que ele esta abrindo mão no presente. Como o presente é mais concreto do que o futuro, é preciso um tipo especial de pessoa para manter a frieza de longo prazo e confiar, acima de tudo, na razão e na lógica de sua própria análise do que no barulho ensurdecedor que o mercado esta fazendo a cada momento, e que tenta com força puxá-lo para a manada de investidores comuns que seguem os movimentos da maioria ao invés de sua própria intuição.

 

Assim, se você pensa em investir em ações através do Buy and Hold cumpre perguntar a si mesmo se você terá a visão de longo prazo e a vontade inabalável para seguir com essa estratégia pelas próximas décadas sem se deixar ser atraído pelos objetos brilhantes ao longo do caminho que tentarão te desviar da sua jornada, representado pelo sentimento de ganância que irá surgir quase instantaneamente na sua mente e tentar tomar conta de você sempre que você tiver a notícia de ações crescendo em preço de modo estratosférico, algo que quase sempre se dá pelo excesso de entusiasmo e pelo efeito manada do que por qualquer valor real que aquela ação possua como investimento.

 

Por outro lado, para aplicar o buy and hold de modo eficiente você também precisa aprender a controlar o seu medo, e não se deixar contaminar pela cautela em excesso do mercado em momentos oportunos. Quando o mercado se contrai em excesso – seja por uma grande crise ou por um fato pontual da economia – os público investidor em geral entra e pânico e cessa a compra de ações. O Buy and Holder, por outro lado, sabe que é exatamente nesse momento de pânico que muitas das melhores ações, com excelente fundamentos, estarão subvalorizadas, cotadas a um preço muito inferior ao real valor da empresa, abrindo portanto uma janela de oportunidade excelente que pode trazer lucros expressivos em alguns anos se bem aproveitada.

 

O Buy and Hold é, portanto, uma estratégia de investimento fundamentalista extremamente eficiente, mas somente se você aprender a adotar uma perspectiva de longo prazo sobre o mercado de ações e assim desenvolver as habilidade necessárias para ser bem sucedido com esse método.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *