O que é carteira offline para criptomoedas?

Se você está no mercado de criptomoedas, provavelmente é porque está procurando obter lucros ou mesmo garantir uma reserva de valor, já que mesmo com a volatilidade de preços sempre presente, as valorizações costumam ser maiores do que as quedas, pelos menos em relação às principais criptomoedas do mercado.

Mas de nada adianta ter toda esta estrutura se você de fato não consegue guardar suas moedas de uma maneira prática e segura. Escolher uma carteira de Bitcoin é essencial para quem busca uma certa segurança.

E nem sempre é interessante para a pessoa ter uma carteira que fica online a todo tempo, até porque grande parte dos fundos serão de fato movimentados poucas vezes.

Sendo assim, hoje queremos falar sobre o que é carteira offline para criptomoedas. Vamos conferir?

O que é carteira Offline de criptomoedas

O que é carteira offline para criptomoedas?

Então, uma carteira de criptomoeda não é exatamente uma coisa física ou um programa específico. De fato, uma carteira é somente uma chave privada e uma chave pública que podem ser acessadas por seu dono.

Sendo assim, as chaves poderão ser colocadas em dispositivos como pen drives. Algumas inclusive possuem um hardware específico para realizar somente aquela tarefa e conseguir salvar os dados necessários.

Também podemos conseguir utilizar uma paper wallet, que nada mais é do que anotar a sua chave privada para poder lembrar e utilizar em outro momento. Essa não é nem de perto a melhor recomendação, já que você pode facilmente danificar o papel ou mesmo acabar tendo uma pessoa que observe dados que não deveria.

Além disso, é importante notar que essas carteiras não precisam estar conectadas para começar a funcionar. Até porque o que importa é a sua chave e o fato de que você estará conectado à blockchain.

E no arquivo ledger da blockchain os seus valores estarão salvos e podem ser computados para saque ou depósito sempre que for necessário. No máximo pode ser necessário esperar alguns momentos antes que a informação seja carregada após as confirmações de rede pelos validadores.

Então, utilizar esta opção pode ser interessante para aqueles que possuem valor grande e querem utilizar meios físicos de segurança, que são mais seguro para o armazenamento das suas criptomoedas. Lembre-se sempre, em qualquer caso, da necessidade de ter um backup.

 

Considerações finais

Como você pode ver, existem sim algumas opções interessantes. Afinal de contas, grande parte dessas opções vão entregar para você uma segurança maior para quem quer guardar o seu patrimônio longe do público em geral.

Mas é importante lembrar que é possível perder um item físico em uma bagunça, ou mesmo danificá-lo por não preservar da maneira correta. Uma paper wallet, por exemplo, pode ser facilmente destruída em água. Enquanto uma hardware wallet pode ser quebrada ou queimada, porém é muito mais difícil que isso ocorra.

Até a  próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.