O que é Decentraland (MANA)?

Decentraland é um jogo de realidade virtual onde você pode criar seu personagens e ser proprietário efetivo de seus itens, artefatos e até mesmo de partes do território do jogo. Muito semelhante ao Second Life, jogo que se tornou extremamente popular em meados dos anos 2000, o decentraland vem crescendo a passos cada vez mais largos, com a moeda do jogo, o Token Mana, negociado na rede ethereum, apresentando significativas valorizações nos primeiros meses do ano, saindo de uma cotação de 8 centavos de dólar no início de janeiro para cerca de 1 dólar e 10 centavos atualmente.

Mas o que será que há de tão especial nesse jogo para justificar uma valorização tão expressiva de seu token nativo?

 

Como funciona o Decentraland e sua criptomoeda MANA?

 

Um dos grandes atrativos de jogos precursores do Decentraland, como o próprio Second Life, é a idéia de literalmente criar uma espécie de vida alternativa em um universo virtual, através da criação de um personagem que progride constantemente no jogo por meio da aquisição de itens e habilidades, gerando um desejo constante de jogar mais e mais como forma de aperfeiçoar o próprio personagem continuamente.

O Decentraland, entretanto, leva essa ideia um passo adiante através de sua criptomoeda Mana e da tecnologia blockchain, permitindo que você, enquanto jogador, seja o dono efetivo, na vida real, dos ativos digitais do seu personagem no jogo, sejam estes roupas, nomes, itens ou mesmo um pedaço de terra, ou LAND do jogo.

Funciona assim: Você começa o jogo em uma cidade chamada gênesis, a cidade principal do jogo. No entorno de gênesis existem pedaços de terra digital chamados LAND, em um total de 92.560 Lands diferentes. Cada um desses land é absolutamente único, já que sua localização no mapa do decentraland é única e pode ser personalizado da maneira que o dono da Land quiser. O Land, portanto, é um NFT, ou token não fungível, já que representa um ativo único e insubstituível.

Um jogador então pode comprar uma land com MANA (a criptomoeda do jogo) e ser o dono real daquele pedaço de terra digital, que estará registrado em um smart contract da ethereum atestando sua propriedade (Assim como qualquer outro NFT). Além de Land, os jogadores também podem comprar roupas, itens e até nomes para seu personagem.

Nem todas as Land, entretanto, estão disponíveis para venda no marketplace do jogo. Algumas land são utilizadas para as estradas que ligam os diferentes pontos do mapa, não estando, portanto, à venda. Há também as plazas, que são lands já construídos e que são propriedade da comunidade do jogo como um todo, não podendo ser vendidas a um único indivíduo. A própria cidade inicial gênesis se enquadra nessa classificação. Por fim, há os distritos, Lands de grande tamanho que foram adquiridas no passado, sobre as quais já foram feitas algumas construções e que não se encontram a venda.

Decentraland

No Mapa acima do decentraland, é possível ver: Em verde, as plazas do jogo. Em azul escuro, os distritos, em azul turquesa os lands a venda e em cinza, as estradas do mapa.

É possível também comprar as parcels, que basicamente são pequenos pedaços de uma Land. O Jogo tem também uma economia própria, com as lands valorizando ou desvalorizando de acordo com o que acontece ao seu redor. Desse modo, Lands mais próximas a cidade gênesis tendem a ser mais caras, o mesmo valendo para lands próximas a grandes distritos ou a alguma estrada. A longo prazo, entretanto, mesmo uma land inicialmente pouco interessante pode começar a se valorizar dependendo das construções que outros jogadores forem fazendo nos arredores.

 

Quais as perspectivas do MANA para o futuro?

 

Sendo uma altcoin, a MANA é um ativo extremamente volátil e, portanto, bastante arriscado. Sendo assim, é necessário ter bastante cautela na compra de mana caso você esteja comprando essa criptomoeda para fins de investimento e não para jogar o decentraland.

Dito isso, é inegável que o decentraland e, consequentemente, a MANA, tem um potencial enorme a longo prazo em um dos campos que mais vai se desenvolver ao longo da década de 2020 – A realidade virtual. Além disso, a Decentraland (A empresa de mesmo nome que produz o jogo) tem fechado várias parcerias extremamente promissoras com empresas de grande porte como a corretora de criptomoedas Binance, o fundo de investimentos em criptomoedas Grayscale e a gigante de tecnologia sul coreana Samsung, entre outras. Tudo isso gera uma tempestade perfeita para o crescimento do jogo caso o decentraland consiga solucionar os problemas atuais, principalmente o fato de ser baseado em um navegador, o que limita a curto prazo a potencialidade do jogo.

Se essas promessas vão efetivamente se realizar, apenas o tempo dirá. Ah… e se você ficou curioso e que ver melhor a experiência do jogo, dê uma olhada neste vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *