Eigenlayer é um protocolo de restaking da Ethereum, que permite aos validadores da rede realizarem um novo staking com os tokens que recebem em troca de fazer staking de ETH em outras plataformas dentro da Ethereum como a Lido, rocketpool, entre outras.
Como o Eigenlayer funciona
Quando um validador faz staking em plataformas como a Lido, por exemplo, ele recebe em troca do ETH que deixa preso na rede um token que representa aquele montante que contribuiu que, no caso da Lido, é o sETH.
Com a Eigenlayer, o validador poderia pegar esse sETH e fazer um novo staking em outras plataformas, aumentando a sua rentabilidade ao mesmo tempo em que melhora a segurança de protocolos novos, que geralmente possuem uma dificuldade maior para atrair um bom número de validadores de modo que a rede se mantenha suficientemente descentralizada e segura.
Essas novas redes que serão utilizadas para o restaking por meio da EigenLayer podem tanto ser sidechains da Ethereum como também redes que não são compatíveis com a Ethereum, apliando bastante o leque de possibilidades para os validadores.
Qual o impacto do Eigenlayer na Ethereum?
O impacto do Eigenlayer na Ethereum pode ser significativo. A descentralização para muitos dos protocolos e secundários será aumentada, a segurança ampliada, e, ao mesmo tempo, como no final das contas a liquidez de ETH esta maior, já que mesmo o ethereum “preso” pode ser utilizado de modo indireto para staking em outra rede, há uma tendência maior no aumento da demanda por ETH, o que pode ocasionar um aumento de preço a curto/médio prazo.