O que é Ethereum PoW (ETHW)? Como funciona?

Ethereum PoW (ETHW) é uma versão “hard fork” (mudança na blokchain que torna incompatível com a sua versão anterior) do blockchain Ethereum, liderada por um minerador chinês, com a chegada do Merge do Ethereum..

O The Merge concretizou a transição do Ethereum para “proof-of stake”, onde os blocos na rede blockchain são gerados pela própria moeda, por meio do staking, enquanto a versão forked seguirá sendo proof-of-work, seguindo um padrão semelhante ao do Bitcoin.

Ethereum POW

Como Funciona Ethereum PoW (ETHW)?

De modo mais objetivo, podemos dizer que Ethereum PoW é um projeto dirigido por uma equipe anônima de desenvolvedores cujo objetivo era dividir a cadeia Ethereum PoS após o The Merge (fusão), criando Ethereum Pow, mantendo a prova de trabalho (PoW) como seu mecanismo de consenso em vez de prova de participação (PoS).

O PoW funciona da seguinte forma: quando uma transação é feita em uma blockchain, os dados e informações dessa transação precisam ser checados, validados e trancados em um bloco por meio do processo de mineração.

A atualização “The Merge” para Ethereum diminuiu a necessidade de mineradores, substituindo-os por validadores que fazem staking em Ether ao invés de usar sua capacidade computacional e maior uso de energia para proteger a rede, desta forma aumentando substancialmente a eficiência energética da criptomoeda.

A mineradora chinesa Chandler Guo foi contra ao método de consenso PoS e lançou a blockchain Ethereum baseada em PoW, que basicamente continuou sendo o Ethereum anterior ao the merge.

A criação da cadeia PoW representa uma vitória para os mineradores sobre os PoS. Mesmo assim, os usuários do ETHW vivenciam problemas de acessibilidade.

A rede Ethereum , em sua versão inicial foi totalmente baseada no método de consenso PoW, so tendo mudado recentemente para o Proof-of-stake com o The Merge.

 

O que é Proof-of-work?

As criptomoedas de prova de trabalho, citamos como exemplo o Bitcoin (e agora o Ethereum POW), são promovidas como um tipo de dinheiro digital, resistente à censura e sem necessidade de confiança, com cada bloco de sua blockchain criado depois que uma pessoa ou em pequeno grupo de pessoas resolve um quebra-cabeça matemático e propõe um novo bloco, utilizando para isso sua capacidade computacional. Esse processo é conhecido como mineração.

 

Ainda assim, para impedir que qualquer agrupamento de mineradores decrete regras que enfraqueçam a resistência à censura, muitos mineradores não coniventes devem estar processando transações.

Para impedir que alguém abuse do sistema, os mineradores ETHW também continuarão a resolver desafios matemáticos arbitrários para validar transações e minerar novos tokens. Em troca, eles serão recompensados com ETHW, o ativo nativo da cadeia ETHPoW.

Muitas pessoas continuam a usar Ethereum PoW porque já investiram em equipamentos de mineração caros e uma mudança para uma rede PoS os deixaria sem receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.