O que é Frax Finance?

Nos últimos anos encontramos uma série de oportunidades no mundo cripto para que as pessoas consigam de fato ter uma opção de finanças descentralizadas. Muitos dos conceitos que encontramos são interessantes e permitem transações sem intermediários.

Os grandes bancos estão prestes a virar coisa do passado, afinal de contas, até mesmo empréstimos podem ser realizados com criptomoedas, desde que haja uma garantia.

Entretanto, é realmente difícil encontrar informações concretas sobre cada uma dessas opções.

Sendo assim, estamos aqui hoje para falar sobre a Frax Finance e como ela pode ser de fato uma opção para você investir de maneira segura, ou não.

Vamos conferir?

O que é Frax Finance?

O Frax Protocol é o primeiro sistema de stablecoin algorítmico e fracionário de modo simultâneo. O Frax é um sistema de código aberto, atualmente implementado na Ethereum mas com planos para se tornar multi-chain no futuro, com diversas outras blockchains já em mente e tendo uma visão de interoperabilidade do protocolo entre as diversas redes.

A FRAX é uma espécie de fusão entre o modelo de stablecoin sobrecolateralizada como é o caso da DAI stablecoin, entre outras, e do modelo de stablecoin algorítimica, do qual é exemplo a Terra Luna. O valor da moeda é garantida simultaneamente por meio de empréstimos em garantia em conjunto com meios algorítimicos.

Ao emitir FRAX, o usuário deve deixar uma determinada quantia de criptomoedas para garantir o valor do FRAX em 1 dólar.

A proporção em garantida e de algorítmicos depende do preço do mercado da stablecoin FRAX. Se o FRAX estiver sendo negociado acima de US$ 1, o protocolo diminui o índice em garantia, devolvendo parte das criptos deixadas em garantia. Se o FRAX estiver sendo negociado abaixo de US$ 1, o protocolo aumenta o índice em garantias, exigindo que mais criptos sejam deixadas em garantia para manter o valor.

A FRAX é governada pela comunidade e enfatiza uma abordagem algorítmica altamente autônoma, sem gerenciamento ativo.

Oráculos totalmente on-chain – o Frax v1 usa os oráculos Uniswap (preços médios ponderados pelo tempo de ETH, USDT, USDC) e Chainlink (preços em USD).

A rede possui dois Tokens, FRAX é a stablecoin que permite se manter a uma cotação de 1 dólar por moeda, que falamos acima.

Frax Shares (FXS) é o token de governança que acumula taxas da rede, receita de staking e valor de garantia em excesso dos empréstimos sobrecolateralizados.

Antes do Frax, as stablecoins eram divididas em três categorias diferentes: garantia fiduciária, garantia excessiva com criptomoeda e algorítmica sem garantia. Frax é o primeiro tipo de stablecoin descentralizada a se classificar como algorítmico fracionário, inaugurando a 4ª e mais exclusiva categoria.

 

Em geral, este é o token FRAX, mas ele não é o único que podemos encontrar na Frax Finance. Temos também o token FPI (Frax Price Index), onde você terá não um pareamento com o Dólar, mas um pareamento com o CPI, índice de inflação dos EUA.

 

Hoje a Frax é um dos protocolos que tem mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado e está em primeiro lugar em stablecoins algorítmicas. Sendo realmente um sucesso, pelo menos até o momento.

 

Considerações finais

Como você pode ver, a Frax Finance é um protocolo DeFi que preza pela qualidade e também pela transparência com a qual ele está se mantendo. Acabando por ter uma camada de segurança um pouco maior do que a de outros projetos algoritmizados que mostraram falhas graves, como é o caso da Terra Luna.

Seja como for, é importante sempre medir o risco que você está disposto a correr e investir somente caso seja possível. Lembrando que esta é uma ação que envolve seu estudo pessoal e projeto de investimentos.

Então por hoje é isso, esperamos que esta análise tenha sido útil.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.