O que é Gamefi?

Sempre que parecemos chegar ao ápice da tecnologia e oportunidades de mercado, algo novo aparece para trazer uma nova perspectiva sobre tudo, principalmente em mundo que acabou de descobrir conceitos importantes relacionados à criptomoedas.

O que muitos entenderam de maneira equivocada como uma perda de tempo ou esquema de pirâmide, muitos outros souberam enxergar como uma oportunidade incrível para  lucrar.

Principalmente em casos especiais como tecnologias como o Gamefi, que tem transformado o modo de se trabalhar com jogos.

Sendo assim, hoje iremos falar sobre o que é Gamefi e como você pode aprender a lucrar com isso.

Vamos conferir?

GameFi

O que é Gamefi?

Então, Gamefi é a junção do termo Game (jogo) e Fi (finanças), que tende a se referir a um ecossistema onde você vai encontrar toda uma série de jogos play-to-earn e outras opções interessantes.

Estes tipos de jogos são impulsionados principalmente por tokens ou por NFTs, que acabam sendo comercializados entre os usuários.

A grande diferença é que a pessoa então pode fazer uma renda utilizando este jogo, principalmente por ser possível negociar tudo fora do espaço do jogo em si, utilizando até mesmo exchanges especializadas de NFT’s, como a Opensea, por exemplo.

Algumas pessoas conseguiram literalmente ficar milionárias com esta estrutura de jogos.

É importante entender que o mercado ainda possui opções como as apostas utilizando criptomoedas, como é o caso da Derace, e isto entra no conceito de Gamefi. Mas não podemos nos esquecer que o principal foco é criar algum tipo de renda certa com o sistema, em essência unido os mundos dos games com o mundo das finanças, da onde vem o termo GameFi.

 

Perigos do Gamefi

Um grande problema que já é possível detectar hoje é que se os tokens e os jogos não tiverem de fato um propósito final, e portanto é muito possível acabar investindo tempo em algo que pode perder o valor completamente do dia para a noite, pois muitos dos jogos acabaram sendo criados sem ter em mente uma jogabilidade e entretenimento de ponta, mas apenas para se tornar um dos diversos jogos play to earn do mundo cripto e atrair diversos jogadores sedentos por ganhar dinheiro jogando.

Como este é um mercado de forte especulação, não é raro que algumas pessoas comprem tokens de um game sem nem entender a proposta do mesmo. E por isso, quando o valor começa a ser ajustado pelo mercado, um efeito em cascata acelera o processo muitas vezes até zerar completamente o valor dos tokens

Esse efeito é ainda maior em ecossistemas onde não há qualquer controle inflacionário ou mesmo exista uma real garantia de segurança. Vários donos de jogos chegaram até mesmo a abandonar projetos em andamento.

Considerações finais

Como você pode ver, o Gamefi é uma oportunidade única de unir o útil ao agradável. Fazendo com que você tenha uma capacidade completa e incrível de criar uma economia baseada em jogos.

Desta forma, basta você simplesmente se dedicar e escolher as melhores opções e empresas para começar a lucrar com o ecossistema enquanto se diverte jogando.

Entretanto, ao mesmo tempo em que apresenta um enorme potencial, representando a próxima etapa da indústria bilionária dos jogos, esse setor também possui uma série de riscos que devem ser muito bem entendidos antes de prosseguir.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.