O que é Gnosis (GNO)?

O GNO é o token nativo do sistema GnosisDAO (Organização Autônoma Descentralizada), uma estrutura descentralizada do ecossistema Ethereum. A Gnosis cria produtos e serviços, e os utiliza nas tomadas de decisão e desenvolvimento do seu sistema, como uma DAO faz.

No artigo de hoje veremos como a Gnosis funciona, quais as funções do GNO, e muito mais. Confira!

Gnosis DAO

O que é Gnosis (GNO)?

Lançado em 2015, a Gnosis é um fornecedor de infraestrutura blockchain. Criado inicialmente pela equipe para ser semelhante à plataforma Augur, logo os desenvolvedores perceberam que a estrutura carecia de ferramentas para auxiliar na expansão do sistema da Ethereum.

Os desenvolvedores principais da Gnosis acabaram então por criar essas ferramentas essenciais. Vejamos algumas delas:

  • Safe: Conta programável para diversas assinaturas. A Safe é uma carteira de smart contract no Ethereum que precisa de um número pré-determinado de aprovações, e só assim a transação pode ocorrer.

Por exemplo, se uma empresa possui quatro integrantes interessados na transação, é necessário que pelo menos 3 aprovem a transação para que ela aconteça.

 

  • Cow Protocol: Atualização das ferramentas anteriores CowSwap e Gnosis Protocol. A Cow protocol é uma exchange descentralizada que possibilita aos usuários trocar tokens do tipo ERC-20.

 

  • Gnosis Auction e Zodiac: São ferramentas para DAOs compostos.

 

Cinco anos após sua criação, no final de 2020, a Gnosis começou a se planejar com a intenção de se transformar em uma Organização Autônoma Descentralizada.

Já em 2021, a GnosisDAO e xDAI (outra moeda virtual), fundiram seus ecossistemas e criaram a Gnosis Chain, uma sidechain ou uma blockchain de segunda camada, cuja função é resolver problemas de dimensionamento da camada principal da rede Ethereum.

A Gnosis Chain usa o token xDAI em sua cadeia, além de ter vários outros projetos e sua camada na Ethereum Virtual Machine permite uma execução estável e eficaz.

 

Qual a função do GNO?

Como já citado, o GNO é o token nativo do sistema Gnosis, e ele possui duas funções principais que agregam valor. São elas:

  • Administração: Os usuários da plataforma que desejam ter parte tanto na criação e orientação de produtos, quanto no desenvolvimento da plataforma, devem possuir tokens GNO. Só assim é possível participar e opinar dentro da plataforma.

O mínimo necessário em conta para opinar é 1 token GNO, contudo, quanto mais tokens em conta, mais poderoso será o seu voto.

  • Stake: Para entrar no processo de validação do ecossistema Gnosis e aprovar transações na Gnosis Beacon Chain, é necessário que o usuário deposite no mínimo 1 token GNO.

As recompensas de validação vão variar a depender do número de validadores presentes na rede.

 

Vale a pena investir?

Investir em criptomoedas é sempre algo complexo, afinal este tipo de ativo é extremamente volátil, e tudo depende da época e do mercado. Contudo, a proposta da blockchain é muito interessante, pois visa resolver muitos problemas do sistema Ethereum, que é uma moeda já consolidada, afinal é a segunda maior do mercado.

E essa foi a nossa análise da Gnosis! Esperamos ter tirado suas dúvidas e claro, nos siga para ficar por dentro do mundo das criptomoedas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.