O que é Hashrate?

Um dos grandes problemas para quem está tentando entrar no mundo das criptomoedas é exatamente a quantidade de termos e expressões que podemos encontrar nele, sendo que a maioria não possuem nomes muito amistosos e siglas pouco tradicionais.

Isto sem contar que toda a teoria por trás da moeda pode ser em si um grande mistério para quem está começando. E aprender todos os pontos é algo que realmente leva tempo.

Hoje gostaríamos de falar de um elemento essencial, então vamos te apresentar o que é Hashrate. Para que ele serve e como é um dos indicadores mais importantes para os mineradores de criptomoedas.

Vamos conferir?

O que é Hashrate?

O que é Hashrate?

Primeiramente vamos definir o conceito, Hashrate é toda a capacidade computacional que envolve a blockchain em um determinado momento. Quanto mais computadores, e quanto mais eficiente eles forem, maior será a taxa da Hashrate da tal criptomoeda.

E isto é realmente importante, pois quanto maior esta taxa, melhores serão os resultados de segurança e até mesmo velocidade de processamento das transações.

Muitos ficam focados somente em questões de valores, mas se uma criptomoeda se torna vulnerável, provavelmente você estará em uma situação complicada. Os valores rapidamente podem tender a zero.

Quanto mais conhecido for uma criptomoeda, maior costuma ser seu hashrate, já que as pessoas tentarão minerar esta moeda com mais afinco.

 

Relação de custo de mineração x Hashrate

Como dito, um maior Hashrate significa uma maior necessidade de computadores envolvidos para poder gerar algum bloco e a famosa prova de trabalho. Então, antes de iniciar uma mineração, um administrador deve analisar o hashrate atual para ver se compensa.

Pense bem, se você arrecada X por hora com a mineração de uma moeda, mas tem que gastar duas vezes mais com a energia necessária para manter os computadores ligados, então provavelmente não valerá a pena.

Assim como você pode ter muito mais computadores do que o necessário, fazendo com que você ligue somente uma quantidade inferior e então possa lucrar um valor maior.

De fato, algumas moedas como o Bitcoin, possuem um Hashrate tão alto hoje que não vale a pena tentar a mineração de forma caseira. Até porque os custos de energia no Brasil dificilmente irão superar o que você vai ter de lucro com aquela moeda, justificando o investimento em uma operação profissional, na maior parte das vezes.

 

Relação de segurança x Hashrate

Ainda é bem difícil que uma das principais moedas do mercado cripto sejam de fato hackeadas, para não dizer que isso é realmente impossível. Mas de fato é interessante notar que quanto maior hashrate, maior a necessidade de força computacional para quebrar a block chain.

Isto de fato vai ser um fator fundamental para o sucesso do BTC e outras moedas mais tradicionais, pois garante uma segurança forte e dá bastante autenticidade para todas as transações.

E claro, também permite que a velocidade das transações acabe sendo calculada da maneira correta, tendo um tempo menor e mais previsível.

Então é isso, espero que esta dica tenha sido útil. Qualquer outra dúvida sobre o tema estamos à disposição nos comentários.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.