O que é Hedera Hashgraph (HBAR)?

A Hedera Hashgraph é uma criptomoeda bastante peculiar que não utiliza a blockchain para registro das operações realizadas na plataforma. Na realidade, essa criptomoeda utiliza uma tecnologia que pretende ser uma nova forma de se manter um ledger distribuído e público, chamada de Hashgraph (Daí o nome dessa cripto.)

Vamos ver nesse artigo como ela funciona exatamente e porque tem chamado tanto a atenção do mercado.

 

Hedera Hashgraph: Como funciona?

 

A principal diferença da Hedera Hashgraph para a grande maioria das outras criptomoedas é que ela não é uma blockchain. Ela também opera por meio de uma rede peer-to-peer, ou seja, cada usuário da rede, ou nó, é simultaneamente um cliente da rede e um servidor, permitindo troca de informações sem necessidade de um servidor central, entretanto o modo como essa descentralização se faz é bem diferente do comum e gira em torno da tecnologia Hashgraph, um novo mecanismo de consenso criado pela empresa de software texana Swirls, e que se baseia no que é chamado de DAG, ou directed acyclic graph.

A swirls foi fundada em 2015 pelos cientistas da computação Leemon Baird e Mance Harmon. Já a Hedera, que integra o nome da criptomoeda, é na verdade um conglomerado de governança da plataforma consistindo de 39 empresas, entre as quais o google, IBM, LG e, até mesmo, a varejista brasileira Magazine luiza.

Hedera hashgraph

A tecnologia Hashgraph, central a essa plataforma, permite aos nós da rede se comunicarem livremente entre si e acoplar um horário específico a essas mensagens. A Hashgraph se baseia no que é chamado de asynchronous byzantine fault tolerance (ABFT), por meio do qual não existe um limite máximo de tempo para que os nodes entrem em consenso e, consequentemente, não há o tempo para produzir um bloco e nem blockchain nessa plataforma.

Para entender um pouco melhor essa parte, vamos a uma explicação bem rápida e bastante resumida. Um dos problemas centrais em qualquer rede que dependa de atingir o consenso entre diferentes partes que não se conhecem diretamente – como é o caso das redes peer-to-peer, é o chamado problema do general bizantino. Imagine um cenário hipotético no qual 4 ou mais generais, distantes entre si, cada um posicionado em uma direção  de uma cidade central sobre a qual eles devem chegar a um consenso de atacar ou bater em retirada. Eles podem usar mensageiros para se comunicarem, mas aí surge um problema: E se os mensageiros forem sequestrados no meio do caminho e substituídos por mensageiros falsos com instruções erradas? E se os próprios mensageiros não forem confiáveis? Pior, e se algum dos outros generais for um traidor e sabotar o plano – qualquer que seja – fadando a missão ao fracasso?

Hedera Hashgraph

Esse cenário pode ser aplicado metaforicamente aos nodes em um sistema distribuído, pois o problema da confiança na honestidade dos outros nodes esta sempre presente. Por isso mesmo, o sistema precisa ter regras que garantam o seu funcionamento ainda que uma parte significativa dos nodes sejam corruptos. Esse é o sistema chamado de Byzantine Fault tolerance (BFT), ou tolerância ao problema bizantino. Calcula-se que um sistema peer-to-peer desse tipo pode continuar funcionando mesmo possuindo até 1 terço de nodes corruptos.

Em um sistema distribuído, é essencial que se chegue a um consenso sobre as transações que vão ser aceitas e como elas serão ordenadas no livro razão, ou ledger, da plataforma. Um node corrupto pode, então, tentar sabotar a rede tanto tentando enviar transações fraudulentas como se fossem válidas quanto demorando tempo suficiente para se comunicar com os demais nodes, impedindo a formação de consenso, geralmente de 50% mais um node da plataforma. Para evitar isso então que, no mecanismo de consenso Hashgraph, não há limite de tempo para produzir um bloco – e portanto, não há blockchain – e as transações podem ser organizadas a qualquer momento em um período futuro, já que possuem acopladas a si o horário específico e data em que foi realizada. Esse modelo é o Assyncronous Byzantine Tolerance (ABFT), ou tolerância assíncrona ao problema bizantino.

A Hedera hasgraph é como se fosse uma rede baseada em proof-of-stake, porém sem blocos ou blockchain. Por meio desse modelo, a Hedera diz poder validar até 10.000 transações por segundo, embora nunca tenha chegado a esse valor na prática e, inclusive, hajam suspeitas de que esse nível de velocidade só pode ser atingido em relação a transações diretas entre wallets de HBAR.

 

Criptomoeda HBAR: Vale a pena?

 

O token HBAR possui uma oferta de total de 50 bilhões, entretanto, há algo de preocupante nesse ponto, já que os documentos oficiais da Swirl sugerem que esse limite máximo pode ser aumentado a qualquer momento e unilateralmente, o que cria um risco de inflação constante para essa criptomoeda.

Outro ponto de preocupação é que a movimentação de preço da Hedera Hashgraph sugere que os investidores iniciais nesse projeto – que adquiriram alguns bilhões no total – tem sistematicamente despejado HBAR no mercado a cada nova oportunidade, quando o preço do token sobe, criando, em consequência, quedas bruscas. Isso pode indicar, em tese, que esses investidores talvez não acreditem no projeto a longo prazo.

Mais um ponto problemático é que, apesar de ser uma rede proof-of-stake, não há a possibilidade de punições aplicadas aos nodes por má conduta, como por exemplo, o confisco parcial ou total de HBAR em staking na rede por um node quando esta tenta fraudá-la de alguma forma. Assim, um dos principais incentivos econômicos para que os nodes não se corrompam simplesmente não existe na Hedera, abrindo maiores possibilidades as fraudes e diminuindo a segurança da rede.

Por outro lado, existem notícias positivas para o projeto, principalmente relacionadas a série de parcerias com empresas de grande porte ao redor do mundo que a Hedera vem fazendo, a maior parte das quais esta interessada no que a Hedera tem de único, seu mecanismo de consenso, visto como um meio rápido e prático de alimentar informação, com garantia de ordem, em um ledger público.

 

Hedera Hashgraph (HBAR): Preço hoje

A Hedera hoje esta com um preço de pouco mais de 97 centavos. Para acompanhar a movimentação de preço em tempo real, clique aqui.

Hbar preço hoje

O modo mais fácil de comprar Hedera Hashgraph é por meio da Binance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.